Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Quando que um javascript é bloqueado ou não pelos navegado


Evair Peterson

Pergunta

Boa noite a todos.

Sou novo por aqui e na verdade eu (ainda) não tenho conhecimentos a respeito de Javascript.

Gostaria de saber a real viabilidade de inserir códigos javascript em minhas páginas, isso porque ouço muito falar de sites que ficam praticamente inutilizáveis em alguns navegadores que costumam bloquear este tipo de códigos.

Venho testando alguns scripts prontos que encontro pela net, tudo muito simples, só para entender seu funcionamento... Notei que no Internet Explorer 9, por exemplo, parte destes pequenos trechos de códigos javascript não foram executados, devido ao bloqueio imposto pelo navegador. O que me intriga é que no mesmo navegador eu acesso sites de terceiros, nos quais ao verificar seu código-fonte vejo códigos javascript extremamente extensos e complexos, mas que o navegador não bloqueia sua execução.

Aí fica a questão de hoje: Quais fatores determinam se um determinado código javascript vai ser executado automaticamente pelos navegadores ou se estes serão bloqueados?

Agradeço toda e qualquer ajuda que possam me dar.

Editado por Evair Peterson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Quais fatores...

Primeiramente, o usuário do navegador pode escolher se deseja ou não permitir a interpretação de códigos javascript. Há opções avançadas que podem ser configuradas, dependendo do navegador.

Além disso, o IE tem inúmeras falhas de interpretação de Javascript. Você vai cansar de ver por aí códigos que funcionam às mil maravilhas em navegadores como Chrome, Firefox ou Opera, mas sequer dão sinal de vida em qualquer versão do Internet Explorer. Em alguns casos, o IE considera um código inofensivo algo malicioso, e o bloqueia automaticamente, mas isso é muito falho.

Sobre inserir Javascript em suas páginas, eu diria que você não deve sequer cogitar partir para um projeto sério sem planejar usar javascript. Facilita muito algumas tarefas, torna as páginas mais dinâmicas sem requerer conhecimentos profundos na área, de certa forma, melhora a segurança, embora seja uma linguagem client-side (é executada no computador do visitante do site, e não no servidor).

Recomendo que pesquisees sobre os avanços nos motores javascript dos navegadores. Estão cada vez mais eficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O mJi está certíssimo, Javascript não é meramente uma opção, e sim uma necessidade. Facilita muitas coisas, torna muitas outras possíveis, enfim, é um recurso indispensável.

Quanto à segurança, praticamente todos (se não todos, desconheço qualquer contra-exemplo) os navegadores com suporte a Javascript vêm com este habilitado por padrão. O que provavelmente aconteceu no caso do Internet Explorer foi que estava tentando abrir uma página diretamente do disco rígido (isto é, a URL era da forma C:\pasta1\pasta2\arquivo.htm). Nesses casos, aparentemente o navegador bloqueia a execução de scripts por padrão (se não me engano, apenas o IE faz isso). Ao acessar a página por meio de um servidor (ainda que local, do seu próprio computador) essa restrição desaparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

mJi e Jonathan Queiroz,

Boa noite.

Agradeço pelas opiniões. Seguirei a sugestão, e buscarei algum bom material para estudar com maior afinco todas as suas funcionalidades.

Espero em breve poder lhes apresentar um resultado funcional deste meu projeto. Ainda falta muito, mas com um pouco de persistência ainda chego lá...

Atenciosamente,

EVAIR PETERSON

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...