Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Selecionar vendas por ano e mês

joiresende

Question

Olá a todos.

Este é o meu primeiro post, e desde de já agradeço a ajuda de todos. Tenho um simples controle de vendas e preciso saber o que cada vendedor vende mensalmente e o ano. Ou seja preciso selecionar o ano depois o mes das vendas.

Tenho a seguinte consulta SQL.

SELECT

MONTHNAME(Datavenda) AS Mes,

COUNT(*) AS vendas,

Funcionario,

Datavenda,

Vendas AS VendaMensal

FROM vendas

GROUP BY Funcionario

ORDER BY plano DESC

Se eu utilizar desda maneira vou ver todas as vendas de todos os meses..

Se eu acrecento a linha "WHERE (MONTH(Datavenda) = 12)" eu vejo as vendas do mês Dezembro sem especificar o ano.

Se eu trocar esta linha por "WHERE (year(Datavenda) = 2012) eu vejo todas as vendas do ano de 2012.

Se eu trocar as linhas acima por "WHERE (month(Datavenda) =month(now()))"eu vejo a data do mês atual sem especificar o ano.

O que eu estou precisando é de uma maneira, que quando o usuário abrir a pagina vem o mes atual e o corrente ano e ele tem a opção de escolher o ano e mes das vendas.

Obrigado e bom feriado a todos

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Oi joiresende,

Este tipo de pesquisa funciona melhor se você tiver tabelas desnormalizadas ou uma tabela de datas que seria usada com join para a atabela principal.

Em seu caso a simples desnormalização da tabela, acrescentando um campo para ano e outro para mes, seria sufuciente para evitar TABLE SCAN (TABLE SCAN = uma busca completa na tabela, que deixaria de usar os indices e tornaria a busca demorada).

A forma como você está propondo em seu primeiro post SEMPRE se tornará um TABLE SCAN.