Uma das categorias de jogos mais populares é a de Estratégia. Nessa categoria, dois ou mais jogadores criam exércitos com soldados, tanques e outras unidades, afim de destruir o exército inimigo. Esses jogos incentivavam o crescimento da maturidade no processo de tomada de decisão e nas percepções do mundo ao seu redor.
O seu objetivo será desenvolver um algoritmo que simule o funcionamento de um programa especializado em jogos de estratégia: o UniFORCE.
O jogo consiste em um tabuleiro com 20 (vinte) posições de largura e 20 posições de altura, formando um tabuleiro de 20x20.
Nesse tabuleiro, dois exércitos se gladiarão pelo domínio do território, cada um com cinco soldados. Cada soldado possui cinco atributos: ataque, defesa, inteligência, resistência e velocidade. Esses atributos são do tipo inteiro, e a soma de seus valores sempre é 12 (doze). Exemplo:
Soldado A
Ataque: 4
Defesa: 2
Inteligência: 1
Resistência: 3
Velocidade: 2
Soldado B
Ataque: 2
Defesa: 5
Inteligência: 3
Resistência: 1
Velocidade: 1
Soldado C
Ataque: 3
Defesa: 3
Inteligência: 3
Resistência: 0
Velocidade: 3
Soldado D
Ataque: 1
Defesa: 4
Inteligência: 3
Resistência: 2
Velocidade: 2
Soldado E
Ataque: 4
Defesa: 0
Inteligência: 0
Resistência: 3
Velocidade: 5
Quando o jogo é iniciado, o programa solicita o nome dos dois jogadores. Em seguida, o jogo solicita ao primeiro jogador definir o valor dos atributos de cada um de seus cinco soldados (lembrando que o total de pontos de todos os atributos deve ser igual a 12). É possível que o jogador informe o valor 0 (zero) para um atributo, caso deseje. Quando o primeiro player termina de configurar os seus jogadores, o programa exibe a lista dos cinco soldados, e pergunta se o player deseja alterar os valores de um de seus soldados ou confirmar a criação do seu exército. Caso queira alterar os valores de um de seus soldados, ele informa o número do soldado e todos os atributos são solicitados novamente para aquele soldado. Caso esteja tudo OK, o jogador confirma a criação do seu exército.
O segundo jogador, em seguida, realiza o mesmo procedimento do primeiro jogador, definindo o seu exército.
Uma vez os dois exércitos criados, eles são então posicionados aleatoriamente no tabuleiro, de tal forma que um soldado não pode ocupar um espaço já alocado por outro soldado.
Depois de posicionados, a cada rodada do jogo, cada soldado movimenta-se aleatoriamente para uma das quatro direções: cima, baixo, esquerda e direita. A quantidade de passos do soldado é igual ao valor da velocidade deste. O soldado não pode sair do tabuleiro, de tal forma que se ele chegar em uma das bordas, ele deve continuar o movimento na direção oposta.
Se em um ciclo dois soldados de exércitos inimigos se encontram, ocorre uma LUTA!
Na luta, os valores de cada atributo dos soldados são comparados. A cada comparação, um soldado ganha se o valor de seu atributo é maior que o do inimigo. Ao final da comparação dos cinco atributos, morre aquele que perder em mais atributos. Observe o exemplo:
Soldado Time Vermelho
Ataque: 4
Defesa: 2
Inteligência: 1
Resistência: 3
Velocidade: 2
Soldado Time Azul
Ataque: 2
Defesa: 5
Inteligência: 3
Resistência: 1
Velocidade: 1
Neste exemplo, o soldado do time azul morre, e o do time vermelho permanece no tabuleiro.
O final da partida ocorre quando todos os soldados de um exército são eliminados. Após a execução de uma partida, o programa deve perguntar se ele deseja continuar jogando ou não. Caso o jogador selecione a opção negativa, o programa é então encerrado. Caso contrário, ele inicia o jogo da parte onde os jogadores definem seus nomes.
Question
Reaper
Pessoal tenho que fazer o seguinte trabalho:
Uma das categorias de jogos mais populares é a de Estratégia. Nessa categoria, dois ou mais jogadores criam exércitos com soldados, tanques e outras unidades, afim de destruir o exército inimigo. Esses jogos incentivavam o crescimento da maturidade no processo de tomada de decisão e nas percepções do mundo ao seu redor.
O seu objetivo será desenvolver um algoritmo que simule o funcionamento de um programa especializado em jogos de estratégia: o UniFORCE.
O jogo consiste em um tabuleiro com 20 (vinte) posições de largura e 20 posições de altura, formando um tabuleiro de 20x20.
Nesse tabuleiro, dois exércitos se gladiarão pelo domínio do território, cada um com cinco soldados. Cada soldado possui cinco atributos: ataque, defesa, inteligência, resistência e velocidade. Esses atributos são do tipo inteiro, e a soma de seus valores sempre é 12 (doze). Exemplo:
Soldado A
Ataque: 4
Defesa: 2
Inteligência: 1
Resistência: 3
Velocidade: 2
Soldado B
Ataque: 2
Defesa: 5
Inteligência: 3
Resistência: 1
Velocidade: 1
Soldado C
Ataque: 3
Defesa: 3
Inteligência: 3
Resistência: 0
Velocidade: 3
Soldado D
Ataque: 1
Defesa: 4
Inteligência: 3
Resistência: 2
Velocidade: 2
Soldado E
Ataque: 4
Defesa: 0
Inteligência: 0
Resistência: 3
Velocidade: 5
Quando o jogo é iniciado, o programa solicita o nome dos dois jogadores. Em seguida, o jogo solicita ao primeiro jogador definir o valor dos atributos de cada um de seus cinco soldados (lembrando que o total de pontos de todos os atributos deve ser igual a 12). É possível que o jogador informe o valor 0 (zero) para um atributo, caso deseje. Quando o primeiro player termina de configurar os seus jogadores, o programa exibe a lista dos cinco soldados, e pergunta se o player deseja alterar os valores de um de seus soldados ou confirmar a criação do seu exército. Caso queira alterar os valores de um de seus soldados, ele informa o número do soldado e todos os atributos são solicitados novamente para aquele soldado. Caso esteja tudo OK, o jogador confirma a criação do seu exército.
O segundo jogador, em seguida, realiza o mesmo procedimento do primeiro jogador, definindo o seu exército.
Uma vez os dois exércitos criados, eles são então posicionados aleatoriamente no tabuleiro, de tal forma que um soldado não pode ocupar um espaço já alocado por outro soldado.
Depois de posicionados, a cada rodada do jogo, cada soldado movimenta-se aleatoriamente para uma das quatro direções: cima, baixo, esquerda e direita. A quantidade de passos do soldado é igual ao valor da velocidade deste. O soldado não pode sair do tabuleiro, de tal forma que se ele chegar em uma das bordas, ele deve continuar o movimento na direção oposta.
Se em um ciclo dois soldados de exércitos inimigos se encontram, ocorre uma LUTA!
Na luta, os valores de cada atributo dos soldados são comparados. A cada comparação, um soldado ganha se o valor de seu atributo é maior que o do inimigo. Ao final da comparação dos cinco atributos, morre aquele que perder em mais atributos. Observe o exemplo:
Soldado Time Vermelho
Ataque: 4
Defesa: 2
Inteligência: 1
Resistência: 3
Velocidade: 2
Soldado Time Azul
Ataque: 2
Defesa: 5
Inteligência: 3
Resistência: 1
Velocidade: 1
Neste exemplo, o soldado do time azul morre, e o do time vermelho permanece no tabuleiro.
O final da partida ocorre quando todos os soldados de um exército são eliminados. Após a execução de uma partida, o programa deve perguntar se ele deseja continuar jogando ou não. Caso o jogador selecione a opção negativa, o programa é então encerrado. Caso contrário, ele inicia o jogo da parte onde os jogadores definem seus nomes.
Já fiz isso:
Porém estou com problemas no método Mover. Os personagens não se movem. Será que alguém pode me ajudar. Agradeço desde já.
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