Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dois bancos para uma aplicação


Matheus Flauzino

Pergunta

Bom galera, essa semana entrei em discussão com o pessoal da minha sala em relação a uma estrutura de banco de dados. Seria o seguinte:

No caso do desenvolvimento de uma aplicação para internet que trabalhará com empresas e seus respectivos clientes, tudo isso dentro da mesma aplicação, é recomendado criar um banco para cada cliente? ou deve-se utilizar o mesmo banco para toda a aplicação? Antes que vocês me achem louco ou perturbado, é que uma pessoa falou que seria melhor separar um banco para cada empresa, dessa forma os dados manteriam separados e de fácil manutenção (não intendi o porque disso), mas eu simplesmente discordo, pois tudo isso vai fugir do conceito de banco de dados relacional, sem falar na difícil tarefa de manutenção, tratando uma conexão distinta para cada empresa.

Com esse caso, eu queria saber de vocês uma outra opinião! Há vantagens em fazer isso? Quais podem ser? E as desvantagens? Qual a melhor forma? (junto ou separado)

Queria saber isso para ter um embasamento melhor para defender a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
é recomendado criar um banco para cada cliente?

ou deve-se utilizar o mesmo banco para toda a aplicação?

mas eu simplesmente discordo, pois tudo isso vai fugir do conceito de banco de dados relacional, sem falar na difícil tarefa de manutenção, tratando uma conexão distinta para cada empresa.

se cada cliente for uma empresa diferente ... sim, dá mais trabalho, mas fica mais facil a manutenção de um banco especifico

pois se utilizar o mesmo banco de dados para todos os clientes, imagina que seja necessario uma manuteção no banco ... voce acaba parando o uso para todos

a aplicação será a mesma para todos, porem cada qual acessará o seu proprio banco, sem necessariamente existir uma conexão distinta para cada um

OBS: se um cliente não for trocar informações com outro, então seria a melhor opção

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...