Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Dúvida] Telas de cadastro (CRUD)


Caio 

Pergunta

Olá a todos, este é o meu primeiro tópico no fórum, espero contribuir bastante com a comunidade.

Pois bem, creio que no meio de desenvolvimento é muito comum nos depararmos com este assunto e não acho que seja o único que se incomoda em ter que repetir uma tarefa simples mas que toma muito um tempo precioso. Gostaria de saber dos colegas quais as técnicas que utilizam ao criar suas telas de cadastro, existem componentes que facilitem e/ou acelerem a criação (Não me refiro apenas aos componentes de conexão com o banco)? As versões mais atuais do Delphi possuem algum dispositivo que falicita este tipo de trabalho?

Para exemplo, vou tentar resumir meu processo ao criar uma tela de cadastro (Estou utilizando Delphi 6):

- Crio o fórmulário, adiciono os controles (geralmente da aba Data Controls) que são compatíveis com Data Sources e vão assumir os valores automaticamente.

- Adiciono um DataSource.

- Adiciono um DataSet, especificamente um do tipo TSQLClientDataSet (dbExpress) - que inclusive foi descontinuado na versão 7 do Delphi - então o ligo a um SQLConnection já configurado.

- Escrevo a instrução SQL e a posiciono no SQLClientDataSet.

- Faço a ligação do DataSource com o SQLClientDataSet, e faço as ligações dos Data Controls (Campos) ao DataSource.

- Então, faço o tratamento das alterações no evento BeforeUpdateRecord do SQLClientDataSet e voilà.

OBS: Existem algumas soluções que ajudam na geração de telas cadastrais, mas não encontrei para o Delphi, por ex: Existe esta para o C#, esta e esta outra, PHP também, essa aqui e uma iniciativa brasileira aqui. Se os colegas souberem de algo sobre este assunto, seria muito interessante.

Agradeço desde já a atenção, até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Vá em Menu > Database > Form Wizard...

É um assistente para criação rapida de formularios com acesso a banco de dados

http://pt.scribd.com/doc/34999549/30/FORM-WIZARD

Veja a partir da pagina 33 dessa apostila

abraço

Muito interessante, no Delphi 6 esse método trabalha só com tipos .DB e .DBF, mas ainda sim é vantajoso, tem alguma informação se nas versões mais novas do Delphi se pode integrar esse método com um banco diferente, tipo Firebird?

Sobre o tópico em si, um amigo me falou hoje sobre um método no Visual Studio que consiste em criar um banco .mdf, um DataSet para esse banco e um form, ficando mais ou menos assim:

1vsAS.png

Depois você seleciona a opção Show Data Sources no menu Data, aqui:

Gvdvd.png

Então arrasta a tabela da janela Data Sources que vai aparecer direto para o form, assim:

eRUPX.png

Então ele criará uma tela simples, com a estrutura da tabela, inclusive os tipos de campo, por ex: Se o campo for bit, ele vai criar uma checkbox e por ai vai.

Achei interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o form wizard do delphi faz a mesma coisa ....

vamos supor que voce quer usar interbase ( .gdb) ou firebird (.fdb), então voce pode criar a estrutura da tabela em paradox ( .db ) igual a estrutura de uma tabela em firebird ou ainda exportar uma tabela firebird para paradox.

use o form wizard para criar o seu formulario com todos os campos necessarios da tabela paradox....

depois de criado o formulario, basta trocar os componentes de acesso ao banco ( TQuery do paradox pelo IBQuery do Firebird ou Interbase ) e adicionar os campos da tabela

pronto ... muito mais pratico e rapido

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...