Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Licenciamento (?)


smoketour

Pergunta

Boa tarde, amigos. Como vão?

Tenho uma dúvida, e gostaria de saber se vocês podem me ajudar.

Assim, penso em desenvolver um sistema que será utilizado na minha empresa. Eu gostaria de desenvolve-lo usando VB pois é uma linguagem muito tranquila. Mas não vamos adquirir uma licença de Visual Studio...

Gostaria de saber se existe algum problema judicial quanto a isso (Por exemplo, se utilizar o Visual Studio Express + Microsoft SQL para desenvolve-lo, etc), e todo este tipo de coisa...

Caso contrário, gostaria da indicação de vocês sobre alguma linguagem de programação completamente free, com um banco de dados completamente free, também.

Abraços pessoal, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá !

Cara, banco de dados free acho que não existe um melhor e com recursos igual (ou muito próximo) ao SQL senão o MySQL.

Estou estudando ele e redescobrindo a facilidade que ele tem. Aqui acolá que surge algumas particularidades mais nada que assuste demais.

Quanto a linguagem, se vai usar o Visual Studio, creio que esteja falando da plataforma .NET, certo ?!

Então, a versão Express é free, mas fique sabendo que tem algumas limitações...por exemplo, se for emitir relatórios terá de adquirir uma ferramenta de terceiros, pois o ReportViewer, ferramenta que acompanha o VS 2010, não é disponível na versão Express. Essa é a que veio logo na minha lembrança, não se limita a só isso.

Agora acho muito estranho, pois tenho em minha máquina instalado o VS 2010 Ultimate, e adquiri uma senha no próprio site da Microsoft, e já vai fazer 2 anos que tenho ele e nunca expirou nada. O detalhe é que baixei a ISO do próprio site da Microsoft (2.27 GB).

Se quiser saber mais detalhes das diferenças entre as versões basta procurar no Google que vai surgir diversas opções...inclusive esta aqui bem simples:

http://www.microsoft.com/visualstudio/pt-br/products

Espero que tenha te ajudado !

Valeu ! Legal.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Na realidade, ajudou sim amigo.

Mas então, eu posso desenvolver um aplicativo no Visual Studio para usar em minha empresa sem encargos judiciais por não utilizar uma licença Pro ?

Na realidade, esta é minha única preocupação.

Gostaria de saber também, se consigo usar como banco de dados o MySQL com um software desenvolvido no próprio Visual Studio?

Já faz alguns anos que toquei um desenvolvimento de projeto, então estou enferrujado quanto á programação.

Mas quero retomar isso o quanto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem, pelo que eu saiba sim.

Criei alguns aplicativos em VB.NET com BD Access 2007 (para uso local) na última empresa que trabalhei e não deu nenhum problema, tanto na versão Express quanto na Ultimate.

Com MySQL criei para uso pessoal (gerenciar lista de clientes on-line e off-line) mas foi com VB-6 e funciona de boa, o único detalhe é que utilizo drive ODBC pois OLEDB com MySQL só encontrei um funcional, e mesmo assim tem que registrar e tal, então optei em deixar o ODBC mesmo.

Mas tem diversos tópicos na web falando de aplicação VB.NET com BD MySQL, basta dá uma googlada que chove :rolleyes: .

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...