Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

VBA para colorir imagens em PNG sem perder a transparência


ubi_rj

Pergunta

Fala galera do ScriptBrasil!

Meu primeiro post aqui! Prazer!

Acompanho o forum há algum tempo e sempre consegui me virar muito bem no VBA graças as minhas consultas aqui e em outros sites pela internet. Já programo em outras linguagens há muito tempo, mas em VBA ainda estou começando.

Estou montando um dashboard para meu trabalho.

Esse dashboard vai abrigar vários gráficos e indicadores de desempenho da empresa. Normal, como qualquer oturo dashboard. No entanto, estou tentando fazer algo que está me deixando maluco...

Tenho todos os estados do Brasil recortados e salvos como imagens em PNG. Utilizo elas para montar o mapa do Brasil nesse meu dashboard. O que quero, é pintar cada estado automaticamente em função das vendas que foram feitas para ele. Ai, olhando o mapa seria fácil identificar quais regiões estão representando mais no faturamento da empresa.

O problema é que todas as funções que uso para pintar minhas imagens pintam somente o fundo da imagem em PNG, e eu sempre termino com um quadraro preto (por exemplo).

Preciso de alguma coisa que pinte ou altere a cor somente da imagem, sem que eu perca a transparência ao redor dos contornos de cada estado, pois preciso dessa transparência para conseguir colocar os PNGs pertos um dos outros e montar o mapa do Brasil...

Deu para entender? Ficou claro?

OBS: Se alguém conhecer um pck de shapes para o excel que sejam os estados do Brasil, ai meus problemas estão terminados :P

Muito obrigado pela ajuda amigos!!!

Abraço

Editado por ubi_rj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá, não sei se é possível fazer o que pretende. Eu gastaria um bom tempo tentando reproduzir sua situação, será que é possível você disponibilizar uma parte de sua pasta de trabalho num site como SendSpace.com que mostre esse comportamento indesejado para eu dar uma olhada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara,

Fiz algo muito parecido para a última empresa que trabalhei e esbarrei com esse problema também, o que fiz foi manter as imagens transparentes, reduzir a altura e largura das células da planilha e pintar as células de acordo com a posição do mapa selecionando. Não sei se te ajudaria dessa forma.

Ou você pode trocar as imagens em branco por outras com cor.

Não seriam soluções muito profissionais, mas na hora do aperto funcionam que é uma beleza. rsrsrsrsrs!

Abraço!

Cara,

Fiz algo muito parecido para a última empresa que trabalhei e esbarrei com esse problema também, o que fiz foi manter as imagens transparentes, reduzir a altura e largura das células da planilha e pintar as células de acordo com a posição do mapa selecionando. Não sei se te ajudaria dessa forma.

Ou você pode trocar as imagens em branco por outras com cor.

Não seriam soluções muito profissionais, mas na hora do aperto funcionam que é uma beleza. rsrsrsrsrs!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Galera, obrigado pelas dicas, mas infelizmente elas não adiantam no meu caso.

Esse site com os shapes de alguns países é ótimo benzadeus, mas eu precisava de algo extremamente específico (Municípios de estados brasileiros). Por isso pensei em PNG, pois existem diversos mapas ai espalhados pela internet. Eu inclusive tenho aqui na máquina....

Infelizmente o Excel não da a possibilidade de pintar uma imagem em PNG sem perder a transparência do fundo, ele interpreta todo o polígono como imagem e pinta o quadrado/retangulo por completo.

Dsisti desse Dashboard.~ :angry:

hehehe Abraço gente! Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...