Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

ajuda urgente com consulta


l_ucasprado

Pergunta

Olá galera,

é o seguinte, estou maluco já, tentei de mil maneiras mas não esta dando certo ..

Preciso realizar uma consulta onde tenho uma série de cadastros interligados, pois preciso puxar um histórico. Então tenho no banco um campo chamado id_divida_raiz, é onde coloco os numeros para interligar os cadastros depois.

Eis a questão ... preciso realizar uma consulta onde retorne sempre o ULTIMO, ou seja, o MAIS RECENTE cadastro entre os id_divida_raiz.

já tentei group by, ele funciona, porém me retorna o primeiro cadastro de cada id_raiz, preciso do ultimo cadastro.

já tentei MAX, MIN, DESC, ASC, GROUP BY, DISTINCT, mas nada me retorna o ultimo valor inserido em cada categoria de id_raiz.

alguém tem uma solução?, preciso disso urgente.

eis aqui a query que estou lidando ... vejam: $sql = "SELECT * FROM cobrancas WHERE provisionado_condicao='SIM' AND status='ATIVO' GROUP BY id_divida_raiz ORDER BY hora_cadastro AND data_cadastro ASC";

porém ele não me lista o ultimo cadastro, e sim o primeiro encontrado pelo agrupamento.

Galera, lembrando que estou utilizando PHP e mysql

Obrigado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Para controlar quem é o primeiro e/ou último elemento inserido você deve usar ou um campo datetime ou um campo timestamp (este é o melhor) ou uma chave primária em um campo com auto_increment.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara você ta tentando ordenar por grupo e quer de acordo com o ultimo registro inserido

então é ORDER BY +DESC

ficando assim:

$sql = "SELECT * FROM cobrancas WHERE provisionado_condicao='SIM' AND status='ATIVO' ORDER BY id_divida_raiz DESC";

Editado por H.h
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
como assim ? ...

imagine assim, vou tentar explicar melhor

ID ID_DIVIDA_RAIZ(se trata da mesma divida)

1 1

2 1

3 1

4 4

5 4

6 4

entendeu ? precisa listar por grupo, juntar as que são id raiz igual para não repetir e listar sempre a ultima ... a mais recente.

Foi o que disse antes. Crie um campo tipo datetime not null e ele preencha-o com a data e hora da inclusão do registro. Assim você sempre saberá qual o registro mais antigo e qual o mais novo.

Imagine assim:

ID ID_DIVIDA_RAIZ DATA_INCLUSAO_REGISTRO

1 1 2012-01-01 08:00:00

2 1 2012-01-01 08:00:01

3 1 2012-01-01 08:00:10

4 4 2012-01-01 08:00:02

5 4 2012-01-01 08:00:03

6 4 2012-01-01 08:00:05

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...