Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Lógica para contas a pagar e receber


emanuel_pereira

Pergunta

Olá galera, minha dúvida é o seguinte:

estou desenvolvendo um sistema de estacionamento, onde eu cadastro os clientes e eles fazem um pagamento mensal para guardar seus veículos.

Tenho uma tabela chamada "mensalistas", que contém os campos:

id_mensalista

mens_nome

mens_carro

mens_placa

mens_valor

na minha aplicação tenho uma página onde faz o pagamento dos mensalistas, com o campo:

combobox - que quando seleciona o nome do cliente da tabela mensalistas "mens_nome", ele carrega todos os campos relacionado ao cliente ex:

carro

placa

data do pagamento

valor

quando eu salvo essas informaçoes elas são gravadas em uma outra tabela chamada "pagamentos_recebidos", onde tem os campos:

id_pagamento

data do pagamento

carro

placa

valor

id_mensalistas

e tenho uma outra página onde são exibidos os dados dessa tabela "pagamentos_recebidos" onde eu posso fazer uma consulta por data do pagamento.

até aqui tudo bem, eu posso fazer uma consulta por data de pagamento para ver quem já pagou, mais o problema é que eu quero fazer uma consulta

dos clientes que ainda não fizeram o pagamento, como eu posso fazer essa consulta se na tabela "pagamentos_recebidos" só tem gravado os dados

de que já pagou?

ficarei muito grato se alguém me der uma opinião melhor e melhorar essa lógica, já que nunca fiz esse tipo de sistema!

Editado por emanuel_pereira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Por favor alguém para me ajudar, ficarei muito agradecido!!!

Faça assim:

SELECT * FROM mensalistas 
WHERE id_mensalista NOT IN (SELECT id_mensalistas FROM pagamentos_recebidos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...