Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Resolvido]Criar arquivo html e chamar em outro?


furyeyes

Pergunta

Estou aprendendo o desenvolvimento de sites por curiosidade e me deperai com uma questão.

Criei minha pagina principal com menu lateral, rodapé, header, quando eu clicar em um item do menu quero chamar a próxima pagina só com o conteúdo diferente mas os outros elementos(rodapé, header, barra) serão os mesmo, tem como eu criar esses elementos em um arquivo .html e só ir chamando e mudando o conteúdo em vez de copiar sempre a mesma coisa na próxima pagina, acho que deu pra entender...

Obrigado :rolleyes:

Editado por furyeyes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Da pra fazer sim!

Eu uso o Dreamweaver, e o que eu faço é criar um template, é melhor forma de se fazer isso, e tambem com o template criado, cada pagina nova tu tera que criar a partir daquele template, caso você queira digamos alterar algum item no menu, basta editar o template, e quando você salvar, ira atualizar todas as paginas que foram criadas a partir daquele template, evitando assim ter que entrar em cada pagina e modificar o menu...

pois bem vou colocar um exemplo, você cria a pagina onde tera sempre a mesma coisa em todas as paginas, e crie tambem um local onde vai sempre modificar o conteudo da pagina, vou chamar de "conteudo", então segue um codigo de exemplo

<html>
  <head>
    <title>Exemplo</title>
  </head>
  <body>
    <div id="header">
      conteudo da header, sempre sera o mesmo em todas as paginas
    </div>
    <div id="menu_lateral">
      conteudo da menu_lateral, sempre sera o mesmo em todas as paginas
    </div>
    <div id="conteudo">
      conteudo da conteudo, esse sempre mudara em cada pagina
    </div>
    <div id="rodape">
      conteudo da rodape, sempre sera o mesmo em todas as paginas
    </div>
  </body>
</html>
depois de você ter cria a estrutura do site, no Dreamweaver va em file - salve as template, escolha o nome do template (pode ser qualquer coisa), depois de salvar como template, você tera que adicionar as tag editaveis (que são onde pode ser editado o conteudo, no nosso caso a div conteudo), segue as tags editaveis
<!-- TemplateBeginEditable name="NOME_DA_TAG" -->
    
<!-- TemplateEndEditable -->
ficando assim o nosso codigo final
<html>
  <head>
    <title>Exemplo</title>
  </head>
  <body>
    <div id="header">
      conteudo da header, sempre sera o mesmo em todas as paginas
    </div>
    <div id="menu_lateral">
      conteudo da menu_lateral, sempre sera o mesmo em todas as paginas
    </div>
    <div id="conteudo">
      <!-- TemplateBeginEditable name="NOME_DA_TAG" -->
    
      <!-- TemplateEndEditable -->
    </div>
    <div id="rodape">
      conteudo da rodape, sempre sera o mesmo em todas as paginas
    </div>
  </body>
</html>

depois não esqueça de quando for criar uma pagina nova, crie atraves do template.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Entendi certinho Nosreve, estou fazendo tudo pelo notePad++ vou precisar baixar o Dreamweaver pra fazerdo jeito que disse.

Mas é bem isso que estou procurando, mudar só o conteudo o restante se mantem.

Vou procurar fazer pelo Dreamweaver e qualquer dúvida eu reabo o chamado mas já me deu uma solução

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...