Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Ajuda]correção de erros em programa


mauriciolimax

Pergunta

Olá pessoal, eu sou engenheiro civil e não entendo muita coisa sobre programação, mas simpatizo muito com esta área. Na engenharia sempre precisamos de rotinas de cálculo
para fazer processos repetitivos que se não tivermos um programa precisamos fazer a mão. Eu possuo muitos arquivos do excel com programações que eu faço, mas gostaria
de fazer algo mais profissional, então resolvi usar o visual basic. Estou fazendo um programinha para cálculo de compressão em bielas de concreto, basicamente é ver se o concreto
resiste ou não a forças de compressão, o que eu consegui fazer até agora foi só calcular a distância entre dois pontos e calcular o ângulo da biela que geométricamente é analoga a
um triângulo. Eu pretendo seguir em frente e fazer todo o programa (falta muito) mas eu fiquei com uma dúvida cruel hoje, quando rodo o programa e não insiro nenhum dado nas textbox
e clico no botão verificar, o meu programa trava, gostaria de resolver isto antes de prosseguir. Se puderem analisar se estou fazendo muita coisa errada e também me ajudar com esta questão
de não travar quando o usuário tenta verificar o programa sem digitar nenhum dado seria ótimo. Eu imagino que poderia colocar alguma condição para quando faltam dados para as variáveis
na qual o programa mostraria uma mensagem, "preencha todos os campos para realizar o cálculo", vou colar o código abaixo.

Public Class Form1
Dim x As Double
Dim y As Double
Dim m As Double
Dim d As Double
Dim theta As Double
Private Sub btn_verificar_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles btn_verificar.Click 'Evento click no botão verificar
x = (CDbl(txt_x.Text)) 'Atribui a variável x o que foi digitado na textbox
y = (CDbl(txt_y.Text)) 'Atribui a variável y o que foi digitado na textbox
m = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2)) 'Calcula o valor de m distância entre as coordenadas x e y - (x²+y²)¹/²