Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Incrementar horas em um campo datetime em um formulário

giursilva

Question

Boa noite Senhores,

Estou dando os primeiros passos no PHP, e não tenho quase nenhuma experiência com desenvolvimento web. Minha base de dados está em SQLSERVER.

O fato é que preciso finalizar um aplicativo que controla os eventos relacionados a um frete. Tenho vários campos do tipo SMALLDATETIME onde estão registrados datas e horas, como por exemplo:

DATA_HORA_CARGA

DATA_HORA_PREV_DESCARGA

Além disso, para cada rota, existe um tempo estimado para conclusão do frete. este campo TEMPO_FRETE é do tipo TIME.

Desta forma, eu preciso que no formulário de registro dos eventos de cada frete, ao atualizar por exemplo o campo DATA_HORA_CARGA, o sistema automaticamente calcule a DATA_HORA_PREV_DESCARGA estimada.

Exemplo:

DATA_HORA_CARGA: 23/02/2015 18:00

TEMPO_FRETE: 09:30

DATA_HORA_PREV_DESCARGA: 24/02/2015 03:30

Vi aqui n o fórum vários exemplos de como tratar com hora e data de forma isolada, mas não encontrei um exemplo que utilizasse campos do tipo DATETIME com incrementos simultâneos de data e hora.

Agradeço pela possível ajuda.

Edited by giursilva

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Eu mesmo me responder é muito estranho... Mas vamos lá. Depois de muito quebrar a cabeça, consegui fazer as operações para calcular data+hora. Em resumo, transformei tudo em timestamp utilizando strtotime. Tive uma pequena dificuldade com a hora, já que o PHP usa a data atual para "preencher" a falta da data no campo "time".

Consegui também, usando a função date transformar o timestamp resultante da soma da data + tempo em uma string de testo. Mas... aí travei de novo. Como retornar o resultado do timestamp para um campo data? Já tentei "n" formas, mas nada. O máximo que cheguei foi preencher o ano e o mês.

Exemplificando (todos os campos data estão no formato aaa/mm/dd hh:mm):

Data_carga: 2015/02/18 02:00:00

Tempo_Frete: 07:45:00

Data_chegada:

$timestamp_carga: 1.424.232.000

$timestamp_chegada: 1.424.258.100

Usando a função date("Y/m/d H:i:s",$timestamp_chegada) consigo colocar num campo texto: 2015/02/18 09:45:00. Mas, se tempo colocar o resultado num campo Data Hora, o resultado é "2015/02" e só...

Alguém teria uma ideia de como solucionar?