Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dicas de conversão de base com função fatorial!


brunokadri

Pergunta

E ai pessoal? Bom, estou com algumas dúvidas, estou começando a programar faz pouco tempo e tenho um desafio a ser feito pelo qual eu não sei por onde começar. Preciso apenas de algumas dicas para saber por onde começo. O enunciado do desafio é bem maluco, vejam:

Um aluno ingressante de matemática resolveu desenvolver uma notação nova para representação de números inteiros. Sua representação, chamada a princípio de "Tenho-Muito-Tempo-Livre" (TMTL), utiliza os mesmos dígitos da base decimal, ou seja, os dígitos 0 a 9.

Para fazer a conversão da notação TMTL para decimal, você precisa fazer uma soma de k termos, sendo k o número de dígitos na representação TMTL do número. O valor do i-ésimo termo da soma, que está associado ao i-ésimo dígito ai da representação TMTL, é dado por ai × i!, onde i! é o fatorial de i. Por exemplo:

719TMTL = 7 × 3! + 1 × 2! + 9 × 1! = 7 × 6 + 1 × 2 + 9 × 1 = 5310

Como o aluno está começando seus estudos na teoria dos números, ele ainda não sabe exatamente quais as propriedades que um sistema numérico deve ter. No entanto, no momento ele precisa de uma ferramenta para fazer a conversão de números na representação TMTL para decimal, e esta é a sua tarefa.

Você deve escrever um programa que receba como entrada um número qualquer positivo, em representação TMTL (valor máximo 9999TMTL), e mostre em sua saída a representação decimal da entrada."

Exemplo 1 de execução:

719

53

Exemplo 2 de execução:

15

7

(Obs: Em negrito é a o número na base TMTL e embaixo é na base decimal)

Só estou precisando de um norte, alguma dica por onde começar. Como eu poderia fazer função fatorial em C? Se alguém puder me ajudar serei muito grato, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

ola bruno

para chegar no resultado você deve ir por partes

1 - achar k termos // u, d, c, m

2 - multiplicar cada termo por um fatorial, que é achado de acordo com a posição u, d , c, m

3 - somar o resultado de todos os termos

você deve criar um ou mais funções para fazer estas e partes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...