Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Salvando caractereres com a codificação Huffman

Cecil

Question

Olá

Estou com um probleminha no meu código de compressão de huffman, então, se alguém puder me ajudar, fico grato. :)

No meu programa, eu substituo os 8 bits originais dos caracteres que mais aparecem em uma quantidade de bits menor, que seria o código do caractere. Na hora de salvar o arquivo comprimido, o programa ajunta vários bits, que são os caracteres codificados. Ele vai ajuntando até inteirar 8 bits, e assim eu posso usar esses bits pra salvar um caractere no arquivo comprimido.

Acontece que, nesse processo todo, acaba que esses 8 bits sejam exatamente: 00011010 , que é o caractere 26, ou o caractere '\EOF'.

Com isso, ocasionalmente, no meio do arquivo comprimido tem lá no meio dele o '\EOF', e quando o programa lê o arquivo comprimido pra fazer a descompressão, quando ele se depara com esse caractere, ele acha que o arquivo acabou! E então ele para de descomprimir.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia de como eu possa resolver isso, seja forçando o comando fscanf a ler o '\EOF' e seguir com o arquivo; ou alguma forma do programa identificar que ele estaria salvando o caractere '\EOF', lá na hora de comprimir.

Eu já tentei resolver isso usando uma sequencia de bits pra ser inserida antes do 00011010, e quando essa sequencia de bits fosse lida, o programa poderia identificar que o que vem depois era o '\EOF'. Assim eu n precisaria salvar o caractere '\EOF' no arquivo comprimido, só a sequencia de bits já bastaria pro programa entender que o caractere devia estar ali. Mas isso não deu certo. :(

Obrigado pela ajuda, desde já. Qualquer coisa eu posto o código do programa que eu tenho aqui.

Edited by Cecil

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Opa, boa noite.

Seria mais fácil te ajudar se você postasse parte do seu código, pelo menos a parte onde você faz a leitura do arquivo.

Mas já me adianta uma coisa, você tá manipulando seu stream em modo binário né???

Outra coisa, você está usando fscanf pra fazer a leitura do arquivo? Em modo binário, é preferível que se use o fread( ).