Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda com Fórmula de Cálculo de Notas de Boletim

Mauro Cabral dos Santos

Question

Olá galera!

Não estou conseguindo realizar a fórmula para o cálculo das notas para aparecerem no boletim.

Aqui no meu município o sistema de notas é realizado da seguinte forma:

São 4 avaliações bimestrais no ano, sendo que são realizadas duas recuperações, uma no final de cada semestre.

Assim são realizadas as duas primeiras avaliações e depois a recuperação referente aquele semestre. No segundo semestre, são realizadas mais duas avaliações, com mais uma recuperação.

A nota mínima azul é de 5 pontos, sendo que o peso das notas é distribuído da seguinte forma:

1ª Av. = Nota1*2

2ª Av. = Nota2*3

Obs.: O aluno só irá realizar a recuperação do primeiro semestre caso o somatório do resultado das 1ª e 2ª Avaliações forem menor que 25 pontos.

Ex.: Se por acaso o aluno tirar 5 pontos na 1ª Av e 5 pontos na 2ª Av ele não irá poder realizar a recuperação do primeiro semestre pois o somatório dos produtos das duas avaliações não será menor que 25 pontos (5*2+5*3=25 pontos), ou seja, se o aluno tiver um aproveitamento nas duas avaliações a partir de 25 pontos, não poderá realizar a recuperação uma vez que sua média já permite a aprovação.

Até aí tudo bem. O grande problema que estou encontrando é justamente quando é possível a realização da recuperação. Então vejamos:

Se por acaso o aluno recuperar e a sua média da recuperação for maior que a menor nota das avaliações, essa nova nora irá substituir a menor nota no boletim, e é justamente aí que não estou conseguindo realizar essa fórmula.

Vou colocar aqui um exemplo:

Vamos supor a seguinte situação: Um aluno tirou 4 pontos na 1ª Av e 3 pontos na 2ª Av, sendo assim o somatório do produto de suas notas será de (4*2+3*3=17), ou seja, o aluno ficou em recuperação pois o somatório é menor que 25 pontos. O aluno então realizou a prova de recuperação e tirou 7 pontos.

Então lá no boletim deverá aparecer a nota 7 cobrindo a menor nota das duas avaliações, ou seja, a menor nota é 3, então o 7 deveria substituir o 3 no boletim, ou seja:

1ª Av = 4

2ª Av = 3

Rec1 = 7

Então no Boletim deveria aparecer da seguinte forma:

1ª Av = 4

2ª Av = 7

Pois no boletim não aparece a recuperação e sim apenas as notas

Recuperação1 = A recuperação1 vai depender dos valores das avaliações:

A segunda parte, isto é, 3ª e 4ª avaliações e a recuperação 2 também seguirão o mesmo padrão anterior.

3ª Av. = Nota3*2

4ª Av. = Nota4*3

Recuperação2 =

-------------

já criei as variáveis referentes a cada avaliação bem como o produtos dos pesos das avaliações, o grande problema é que não estou conseguindo realizar a programação para aparecer a média no boletim da recuperação substituindo a menor nota das duas avaliações, só está faltando isso, pois o restante todo eu já sei como fazer, o cálculo da média final e o percentual de frequência.

Quem pudesse me ajudar, agradeceria muito.

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet