Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Fazer uma query com dois count em tabelas diferentes e depois somá-los


Deizi Buganti

Pergunta

E ae pessoal, sou nova no fórum e preciso muito de ajuda, estou a dias quebrando a cabeça e pesquisando muito e não consegui fazer um query que preciso para um trabalho da faculdade, espero que alguém possa me ajudar. A questão é a seguinte:

Tenho um banco de dados(Gerenciador de Bibliotecas) com as seguintes tabelas:

Usuário(codusuario, nomusuario)

Empréstimo(codemprestimo, dataemprestimo, codexemplar, codusuario)

Reserva(codreserva, datareserva, codexemplar, codusuario)

Exemplar(codexemplar, codmaterial)

Material(codmaterial, codtipomaterial) – No codtipomaterial o número 1 é o código de Livro que é o que preciso.

A query que preciso fazer pede o seguinte: Apresentar o nome do usuário, quantidade de livros emprestados, quantidade de livros reservados, somente empréstimos e reservas do ano de 2015 e apresentar uma coluna com a soma dos empréstimos e as reservas(total de empréstimos + total de reservas) de cada usuário. Ordenar o relatório pela soma de forma descendente.

Alguém poderia me auxiliar ? eu tentei de diversas maneiras mas sempre encontro um problema, não consigo apresentar o nome do usuário só o código ou então o número de empréstimos e reserva ficam iguais para todos os usuários, ou ainda não seleciona o tipo de material 1 como preciso e a parte da soma do total que utilizaria o SUM para somar os dois COUNT eu nem consegui começar. Sou iniciante então peço por gentileza terem paciência se caso falei algo errado.

Agradeço desde já a compreensão e ajuda.

Atenciosamente,

Deizi Buganti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...