Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Conexão com BD SqlServer em projeto Visual Basic


gleiterson

Pergunta

Olá pessoal, primeiramente quero parabenizar ao pessoal do fórum, está me ajudando muito a obter mais conhecimentos e a solucionar algumas dúvidas que vão surgindo!!

Bom vamos ao que interessa...

Estou desenvolvendo meu primeiro aplicativo em Visual Basic usando Microsoft Visual Studio com banco de dados em SQL, e já estou com 70% do projeto pronto, mas atualmente eu uso a opção de conexão com banco de dados oferecida pelo próprio assistente do Visual Studio - Menu Data - Add New Data Source, onde eu informo o nome do servidor de dados, usuário e senha e o banco na qual quero me conectar. Bom até ai tudo bem, pois como disse, meu projeto está em 70% e já estou conseguindo comunicar com banco: gravar, alterar e deletar registros.

Mas me surgiu uma dúvida, quando for instalar futuramente este aplicativo em algum cliente por exemplo, provavelmente terá erros pois no próprio código do software eu estou apontando o banco de dados para um servidor especifico, e isso com certeza ira gerar algum tipo de transtorno. E analisando algumas informações, vi que alguns softwares usam um arquivo xxx.ini onde eles gravam as informações de conexão, e então o software cria sua conexão com o banco de dados a partir dele. Então realizei uma cópia do meu projeto e estou tentando implanta esta forma de conexão, inclusive já consegui fazer o meu software gravar e ler este arquivo xxx.ini que fica na mesma pasta de instalação do software, mas agora estou com dúvidas em como vou fazer o meu projeto ler as informações contidas neste arquivo e criar sua string de conexão com o banco. Então agora preciso da colaboração do forum para me ajudar a resolver esta dúvida, ou se for o caso, me sugerirem outo modo que achem viável para solucionar meu problema.

RESUMINDO: preciso de alguma forma de conexão com banco de dados Sql prática para quando for instalar em um cliente, não precise entrar no codifo-fonte e alterar as informações de coenxao como banco de dados, de preferencia gostaria de usar o modo de leitura do arquivo xxx.ini.

Att,

Gleiterson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

recomendo você instalar usando o sqlcompact eu fiz isso e no source do banco de dados eu cooloco = % appdata %\nome do programa\banco.sdf

sendo app data uma variavel do caminho mesmo, o banco n pode ficar no arquivos de programa porque lá ele n pode ser lido pelo programa, devido permisões..

dai tu faz o instaladore manda o banco de dados pra appdata\nomedoprograma\banco.sdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...