Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

como deixar um form como main form em tempo de execução

nilegor
 Share

Question

Bom, tenho um form (Flogin) e um (Fprinciapl). No delphi, coloquei o Flogin como main form. O problema é que ao clicar em ok no Flogin e abrir a tela do form Fprincipal, ele não aparece na barra de tarefas, apenas o Flogin aparece na barra de tarefas, ao abrir o form Fprincipal já não fica mais na barra. Ao clicar em ok no form Flogin, o Flogin fica invisivel e da um showmodal no Fprincipal, mas ai acontece isso que mencionei. Teria como deixar o Fprincipal como main form depois que ele é aberto ? Ou teria outra forma de resolver isso ?

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0

coloquei o Flogin como main form

não ... coloque o FPrincipal como main form ... para fazer isso va

no Menu > Project > Options... > Aba Forms > em Main form ( selecione o form que voce quer )

depois no Auto-create forms

coloque o FLogin primeiro e depois o FPrincipal

abraço

• 0

Jhonas, se eu colocar o FPrincipal como main form, e depois no Auto-create forms colocar o Flogin e depois o Fprincipal abaixo, automaticamente o Form de login vai para o main form, por que sempre o o form que esta por primeiro no Auto-create forms fica automaticamente no main form.

• 0

então inverta ... veja se fica como voce quer

obs: tenho varios sistemas com login e senha, mas o fato de colocar o form de login como main form não altera muita coisa no form principal.

e abrir a tela do form Fprincipal, ele não aparece na barra de tarefas

voce diz se minimizar o form ele não aparece na barra de tarefas ??

• 0

Exatamente isso, ao minimizar não aparece na barra de tarefas. Só aparece na barra de tarefas o main form, que é o primeiro form que esta no Auto-create forms. Porém se eu coloco como main form a tela de login, ao abrir o tela principal, já some da barra de tarefas e se eu inverter e colocar o principal como main form, não consigo chamar apenas a tela do login antes da tela principal. Por esse motivo queria saber se tem como deixar a tela de login como main form e depois de que abrir a tela principal deixar a principal como main form, para que continue aparecendo na barra de tarefas normalmente minha aplicação.

Edited by nilegor

• 0

sugestões:

existe um componente chamado TRxTrayIcon que está na paleta do RX Tools ( Pacote RXLIb ) basta colocar no form principal.

ele vai colocar um icone que voce escolher, na barra de tarefas perto do relogio ... então quando voce minimizar o programa, bastara clicar novamente no icone para fazer a restauração novamente.

existe tambem outro componente para isso ... chamado, Minimizer ( basta procurar na Net e depois instalar no delphi )

para voce entender melhor o que estou dizendo, olhe esse post

https://www.scriptbrasil.com.br/forum/topic/137238-sistema-de-login/?p=546618

ou

https://www.scriptbrasil.com.br/forum/topic/137238-sistema-de-login/

OBS: o delphi esconde os forms minimizados, mas no link do post que te passei tem uma solução para isso

abraço