Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Exercícios Resolvidos - Certo ou Errado?!

Tiagosr1
 Share

Question

Boa noite Srs.

Meu nome é Tiago Rodrigues, tenho 23 anos e sou de Criciúma - SC. Sou apaixonado por jogos e meu foco é aprender algumas linguagens da programação para utiliza-las futuramente e ingressar nessa área de difícil acesso no Brasil. Quero aprender C/C++/Java. 
No momento, diante algumas pesquisas e orientações, decidi começar do início e estudar Lógica de programação, Algoritmos e Estrutura de dados. Como todo leigo na área estou tendo dificuldades no início e sei que nem comecei ainda uma linguagem, mas faz parte do aprendizado e com meu esforço quero conseguir vencer as dificuldades. Contando um pouco do meu foco para meu futuro, quero disponibilizar abaixo os exercícios que vou fazendo e pedir aos senhores que tem conhecimento na área, para que me ajudem na correção dos exercício. Não preciso da solução pronta, só gostaria de um feedback de quem domina o conteúdo para ver se meus resultados estão CERTOS ou ERRADOS. Acredito que também vai ajudar os leigos e iniciantes da área que procuram como base exercícios e conteúdo a respeito.
Então é isso, quem conseguir corrigir meus exercícios somente com um feedback de CORRETO ou ERRADO e me informando qual é a questão, eu agradeço.

Abaixo segue minhas respostas para os exercícios:

1) Crie uma sequencia lógica para tomar banho:
• Início
• Pegar a roupa
• Seguir até o banheiro
• Abrir a porta do banheiro
• Entrar no banheiro
• Fechar a porta do banheiro
• Colocar a roupa limpa estendida
• Tirar a roupa
• Abrir o box
• Entrar no box
• Fechar o box
• Abrir o chuveiro
• Se molhar
• Se ensaboar
• Se enxaguar
• Fechar o chuveiro
• Abrir o box
• Pegar a toalha
• Se secar
• Sair do box
• Fechar o box
• Vestir a roupa limpa
• Pegar a roupa suja 
• Abrir a porta
• Colocar a roupa suja para lavar
• Fechar a porta
• Fim

2) Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número
Resultadosoma = numero1 + numero2
Resultadomulti  = resultadosoma * numero1

3) Descreva sequencia lógica para trocar o pneu do carro:
• INÍCIO  // caso você for o motorista 
• Ligar o pisca-alerta
• Estacionar o carro
• Desligar o carro
• Retirar o cinto
• Pegar a chave
• Abrir a porta do motorista
• Fechar a porta do motorista
• Abrir o porta-malas
• Pegar o triangulo
• Colocar o triangulo a uma distancia segura
• Voltar para o carro e virar a chave na ignição para que fique acesso o pisca-alerta
• Ir até o porta-malas
• Pegar o pneu (STEP) 
• Pegar o macaco
• Utilizar o macaco para deixar o carro suspenso
• Pegar a chave
• Tirar os parafusos da roda
• Retirar o pneu usado
• Colocar o pneu novo (STEP)
• Pegar os parafusos
• Pegar a chave
• Parafusar os parafusos
• Pegar a chave
• Pegar o pneu usado
• Ir até o porta-malas
• Guardar o pneu usado
• Guardar a chave que utilizou para apertar os parafusos
• Retirar e guardar o triangulo
• Fechar o porta-malas
• Abrir a porta do motorista
• Entrar no carro
• Fechar a porta do motorista
• Colocar o sinto
• Ligar o carro
• Desligar o pisca alerta
• Dar seta para sair
• FIM

4) Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes:

• INÍCIO
• Ir ao supermercado mais próximo
• Comprar uma lâmpada
• Voltar para o local onde a lâmpada deve ser trocada
• Colocar a lâmpada nova em local seguro
• Desligar a chave-geral (ENERGIA)
• Pegar uma escada 
• Fixar a escada no local da troca
• Subir na escada
• Retirar a lâmpada usada
• Descer a escada
• Colocar a lâmpada usada em local seguro
• Pegar a lâmpada nova
• Subir a escada
• Colocar a lâmpada nova no bucal
• Descer a escada
• Ligar a chave-geral (ENERGIA)
• Testar e ver se funcionou a lâmpada nova
• Guarda a escada
• Descartar a lâmpada usada
• FIM

5) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo
•Receba código da peça
•Receba valor da peça
•Receba Quantidade de peças
•Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça)
•Mostre o código da peça e seu valor total

• Dados de entrada – Receba código da peça, Receba valor da peça, Receba quantidade de peças.
• Processamento – Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça).
• Dados de saída – Mostre o código da peça e seu valor.

6) Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que
ESTOQUEMÉDIO = (QUANTIDADE MÍNIMA + QUANTIDADE MÁXIMA) /2

Dados de entrada –
 Quantidade mínima (30)
Quantidade máxima (100)

Processamento – 
EstoqueMedio = Quantidade mínima (30) + quantidade máxima (100) / 2

Dados de saída –
Estoque médio = 65

7) Teste o algoritmo anterior com dados definidos por você.

Quantidade mínima    Quantidade máxima   Estoque Médio
              30                                100                         65

Por enquanto são esses os exercícios, provavelmente vou atualizando a lista diária ou sempre que obtiver novos exercícios resolvidos por mim. Agradeço a participação e a colaboração de todos.

Abraços!

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Um algoritmo deve ser detalhado o maximo possivel ...porque depois que for convertido na linguagem de programação, poderá não funcionar como esperado.  O uso de algoritmo serve apenas para treinar a lógica de programação

exemplo

• Início
• Pegar a roupa
• Seguir até o banheiro
• Entrar no banheiro
• Tirar a roupa
• Abrir o box
• Entrar no box
• Fechar o box
• Abrir o chuveiro
       Se tem agua ....(• Se molhar • Se ensaboar • Se enxaguar • Fechar o chuveiro )
       Se não tem agua .... (• Fechar o chuveiro )
• Abrir o box
• Pegar a toalha
• Se secar
• Sair do box
• Fechar o box
• Vestir a roupa limpa
• Pegar a roupa suja 
• Abrir a porta
• Fechar a porta
• Fim

OBS: outros detalhes podem surgir ...
por exemplo:

se tem agua, mas o chuveiro não esquenta

se não tem agua ... vai para a etapa Sair do Box

se não tomou o banho, porque trocar de roupa

em termos de programação, o algoritmo ajuda a nortear o rumo que voce deve seguir, mas depois de algum tempo já não será mais necessario o seu uso...sendo então substituido pela lógica de programação.

na pratica vai valer mais o conhecimento dos comandos da linguagem  e de como utiliza-los

voce está no caminho correto....  basta apenas ter força de vontade, estudar muito, praticar sempre e ter paciencia

abraço

• 0

Um algoritmo deve ser detalhado o maximo possivel ...porque depois que for convertido na linguagem de programação, poderá não funcionar como esperado.  O uso de algoritmo serve apenas para treinar a lógica de programação

exemplo

• Início
• Pegar a roupa
• Seguir até o banheiro
• Entrar no banheiro
• Tirar a roupa
• Abrir o box
• Entrar no box
• Fechar o box
• Abrir o chuveiro
       Se tem agua ....(• Se molhar • Se ensaboar • Se enxaguar • Fechar o chuveiro )
       Se não tem agua .... (• Fechar o chuveiro )
• Abrir o box
• Pegar a toalha
• Se secar
• Sair do box
• Fechar o box
• Vestir a roupa limpa
• Pegar a roupa suja 
• Abrir a porta
• Fechar a porta
• Fim

OBS: outros detalhes podem surgir ...
por exemplo:

se tem agua, mas o chuveiro não esquenta

se não tem agua ... vai para a etapa Sair do Box

se não tomou o banho, porque trocar de roupa

em termos de programação, o algoritmo ajuda a nortear o rumo que voce deve seguir, mas depois de algum tempo já não será mais necessario o seu uso...sendo então substituido pela lógica de programação.

na pratica vai valer mais o conhecimento dos comandos da linguagem  e de como utiliza-los

voce está no caminho correto....  basta apenas ter força de vontade, estudar muito, praticar sempre e ter paciencia

abraço

Jhonas, Boa noite!

Muito obrigado pelas dicas! são de grande valia para mim. Consegui compreender o que você quis me passar e achei bem interessante. É fantástico e enorme as probabilidades que aparecem de opções para se fazer enquanto paramos para criar um algoritmo, uma sequencia lógica. É bem como você falou "detalhes podem surgir" e vão surgir, e isso me deixa muito animado. Gostaria de compartilhar um acontecimento, Hoje pela manhã estava estudando um pouco de algoritmos e lógica de programação e utilizando um pouco da linguagem do Portugol. Ai me veio na cabeça "Vou tentar utilizar algumas variáveis simples aqui para criar algum utilitário e ver como ficaria (isso pelo visualg). Ai fiz ali algo muito simples como por exemplo:
VAR
peso, altura: real
inicio

ai fiz um simples comando escreval (" Qual sua altura?")

leia (altura)

escreval ("qual seu peso")

leia (peso)

Mandei executar, e como todo iniciante e leigo no assunto, achei aquilo ali muito legal, porque eu sempre gostei da programação e nunca tinha tirado um tempo para estudar e me focar no que eu realmente queria. Ai enviei isso para minha mulher, e ela muito carinhosa "ah mor, que legal", eu agradeci tal e ela para mim "mor, por que tu não faz um programinha para calcular o IMC de uma pessoa?" eu pensei comigo "ótimo, meu conhecimento é pouco, mas posso tentar" e comecei a quebrar a cabeça, peguei as formulas para calculo do que eu iria precisar e fui fazendo. Comecei a fazer era em torno das 09:00hs da manhã, fui terminar esse script era 17:30HS de hoje auhaeuhae. Tive bastante complicação, bastante entrave, mas eu tenho comigo que isso é extremamente normal no início. Resumindo, consegui concluir o que minha mulher me pediu, ela até me deu opinião e me ajudou e fiquei muito satisfeito com o resultado. Não deve ser a melhor forma de se fazer um calculo de IMC e o peso ideal para sua altura, mas foi o que consegui com meu conhecimento e esforço. E agora que você citou o "vão aparecer alguns detalhes" re-vendo meu "programinha" eu sei que tem muitos detalhes que apareceram, e com sua sugestão eu vou corrigir e ir atualizando detalhe por detalhe. Afinal, isso que é programação, não? Obrigado por dispor alguns minutos do seu tempo e da sua atenção para me responder neste tópico. Espero sempre atualizar esse meu tópico para quem sabe conseguir ajudar quem um dia for iniciar na área da programação. É só o inicio? é.. mas um dia chegamos lá! Abraço e fiquem com Deus! Ahh, e vou deixar aqui meu algoritmo para quem quiser ver (mas sem rir do que fiz em hehehe).

algoritmo "Cálculo IMC"
// Disciplina: [Linguagem e Lógica de Programação]
// Professor(a): Antonio Carlos Nicolodi
// Criador : Tiago dos Santos Rodrigues
// Iniciante em programação
// Criado em: 27/08/2015
// Objetivo: Calcular o peso ideal conforme altura e o IMC (Índice de massa corporal)

var
   imc, peso, r, h: real
   nome, sexo: caractere

inicio
   escreval ("Olá, este utilitário serve para você calcular seu IMC (Índice de massa corporal).")
   escreval ("Para iniciarmos preciso saber se você é do sexo (Masculino) ou (Feminino): Pois as tabelas são diferenciadas para ambos, digite Masculino ou Feminino:")
   leia(sexo)

escreval
   escreval ("Ótimo, estamos quase lá! Por gentileza, qual é o seu nome?")
   leia (nome)

escreval
   escreval ("Ah, um belo nome, muito prazer " ,Nome,"! Qual é o seu peso atual em quilogramas?")
   leia(peso)

escreval
   escreval ("Ótimo, agora me diga qual é a sua altura em metros " ,Nome, "?")
   leia(h)
   escreval
   imc <- peso/ (h*h)
   escreval ("Muito obrigado(a) pela sua paciência " ,Nome, "! Seu IMC é de" ,imc)

escreval
   se (imc < 19.1) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa: abaixo do peso (Procure um nutricionista) ")
   fimse

se sexo = "feminino" entao
      r<-32*h
      Escreval("Seu peso mínimo ideal é: ",r)
      escreval ("Você está" ,peso-r, "KG acima do peso minimo.")
      escreval (" ATENÇÃO: Estes valores são aproximado, consulte um profissional para lhe auxiliar melhor.")
   fimse

escreval
      r<-43*h
      Escreval("Seu peso máximo ideal é: ",r)
      escreval ("Você está" ,peso-r, "KG acima do peso máximo.")
      escreval (" ATENÇÃO: Estes valores são aproximado, consulte um profissional para lhe auxiliar melhor.")
   fimse

se sexo = "masculino" entao
      r<-38*h
      escreval ("Você está" ,peso-r, "KG acima do peso mínimo.")
   fimse

r<-41.9*h
      escreval ("Seu peso máximo ideal é: ",r)
   fimse

se (imc  >= 19.1) e ( imc <= 25.8) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa com: peso normal (Parabéns) ")
   fimse

escreval
   se (imc >= 25.8) e (imc <= 27.3) entao
      escreval ("Você é considerado(a) uma pessoa: marginalmente acima do peso (Procure praticar exercícios)")
   fimse

escreval
   se (imc>= 27.3) e (imc <= 32.3) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa: acima do peso ideal (Procure praticar exercícios)")
   fimse

escreval
   Se (imc > 32.3) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa: obeso(a) (Procure um nutricionista)")
   fimse

fimalgoritmo

Esse processo foi todo feito por mim, sem consultar e seguir passos de ninguém. Você também consegue, é só tentar! não é muita coisa, mas para mim que estou começando é um grande passo. Abraço pessoal!

• 0

amigo, não perca nunca essa vontade de aprender... e um dia voce vai poder dizer: sou bom nesse negocio !

e uma coisa que aprendi nesses anos todos de programação... a pratica leva a perfeição e o conhecimento abre muitas portas

abraço

• 0
Em 27 de agosto de 2015 at 01:30, Tiagosr1 disse:

Jhonas, Boa noite!

Muito obrigado pelas dicas! são de grande valia para mim. Consegui compreender o que você quis me passar e achei bem interessante. É fantástico e enorme as probabilidades que aparecem de opções para se fazer enquanto paramos para criar um algoritmo, uma sequencia lógica. É bem como você falou "detalhes podem surgir" e vão surgir, e isso me deixa muito animado. Gostaria de compartilhar um acontecimento, Hoje pela manhã estava estudando um pouco de algoritmos e lógica de programação e utilizando um pouco da linguagem do Portugol. Ai me veio na cabeça "Vou tentar utilizar algumas variáveis simples aqui para criar algum utilitário e ver como ficaria (isso pelo visualg). Ai fiz ali algo muito simples como por exemplo:
VAR
peso, altura: real
inicio

ai fiz um simples comando escreval (" Qual sua altura?")

leia (altura)

escreval ("qual seu peso")

leia (peso)

Mandei executar, e como todo iniciante e leigo no assunto, achei aquilo ali muito legal, porque eu sempre gostei da programação e nunca tinha tirado um tempo para estudar e me focar no que eu realmente queria. Ai enviei isso para minha mulher, e ela muito carinhosa "ah mor, que legal", eu agradeci tal e ela para mim "mor, por que tu não faz um programinha para calcular o IMC de uma pessoa?" eu pensei comigo "ótimo, meu conhecimento é pouco, mas posso tentar" e comecei a quebrar a cabeça, peguei as formulas para calculo do que eu iria precisar e fui fazendo. Comecei a fazer era em torno das 09:00hs da manhã, fui terminar esse script era 17:30HS de hoje auhaeuhae. Tive bastante complicação, bastante entrave, mas eu tenho comigo que isso é extremamente normal no início. Resumindo, consegui concluir o que minha mulher me pediu, ela até me deu opinião e me ajudou e fiquei muito satisfeito com o resultado. Não deve ser a melhor forma de se fazer um calculo de IMC e o peso ideal para sua altura, mas foi o que consegui com meu conhecimento e esforço. E agora que você citou o "vão aparecer alguns detalhes" re-vendo meu "programinha" eu sei que tem muitos detalhes que apareceram, e com sua sugestão eu vou corrigir e ir atualizando detalhe por detalhe. Afinal, isso que é programação, não? Obrigado por dispor alguns minutos do seu tempo e da sua atenção para me responder neste tópico. Espero sempre atualizar esse meu tópico para quem sabe conseguir ajudar quem um dia for iniciar na área da programação. É só o inicio? é.. mas um dia chegamos lá! Abraço e fiquem com Deus! Ahh, e vou deixar aqui meu algoritmo para quem quiser ver (mas sem rir do que fiz em hehehe).

algoritmo "Cálculo IMC"
// Disciplina: [Linguagem e Lógica de Programação]
// Professor(a): Antonio Carlos Nicolodi
// Criador : Tiago dos Santos Rodrigues
// Iniciante em programação
// Criado em: 27/08/2015
// Objetivo: Calcular o peso ideal conforme altura e o IMC (Índice de massa corporal)

var
   imc, peso, r, h: real
   nome, sexo: caractere

inicio
   escreval ("Olá, este utilitário serve para você calcular seu IMC (Índice de massa corporal).")
   escreval ("Para iniciarmos preciso saber se você é do sexo (Masculino) ou (Feminino): Pois as tabelas são diferenciadas para ambos, digite Masculino ou Feminino:")
   leia(sexo)

escreval
   escreval ("Ótimo, estamos quase lá! Por gentileza, qual é o seu nome?")
   leia (nome)

escreval
   escreval ("Ah, um belo nome, muito prazer " ,Nome,"! Qual é o seu peso atual em quilogramas?")
   leia(peso)

escreval
   escreval ("Ótimo, agora me diga qual é a sua altura em metros " ,Nome, "?")
   leia(h)
   escreval
   imc <- peso/ (h*h)
   escreval ("Muito obrigado(a) pela sua paciência " ,Nome, "! Seu IMC é de" ,imc)

escreval
   se (imc < 19.1) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa: abaixo do peso (Procure um nutricionista) ")
   fimse

r<-32*h
      escreval ("Você está" ,peso-r, "KG acima do peso minimo.")
   fimse

escreval
      r<-43*h
      Escreval("Seu peso máximo ideal é: ",r)
   fimse

r<-38*h
      escreval ("Você está" ,peso-r, "KG acima do peso mínimo.")
   fimse

r<-41.9*h
      escreval ("Seu peso máximo ideal é: ",r)
   fimse

se (imc  >= 19.1) e ( imc <= 25.8) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa com: peso normal (Parabéns) ")
   fimse

escreval
   se (imc >= 25.8) e (imc <= 27.3) entao
      escreval ("Você é considerado(a) uma pessoa: marginalmente acima do peso (Procure praticar exercícios)")
   fimse

escreval
   se (imc>= 27.3) e (imc <= 32.3) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa: acima do peso ideal (Procure praticar exercícios)")
   fimse

escreval
   Se (imc > 32.3) entao
      escreval (" Você é considerado(a) uma pessoa: obeso(a) (Procure um nutricionista)")
   fimse

fimalgoritmo

Esse processo foi todo feito por mim, sem consultar e seguir passos de ninguém. Você também consegue, é só tentar! não é muita coisa, mas para mim que estou começando é um grande passo. Abraço pessoal!