• 0
Sign in to follow this  
esdraspm

Dúvidas: Pesquisa para trabalho acadêmico

Question

Olá pessoal,

 

Bom, eu estou a fazer um trabalho sobre o PostgreSQL e estou a pesquisar inúmeras coisas sobre o BD, porém não tenho achado muito conteúdo atualizado dele e como se trata de um trabalho que precisa de informações mais atuais, resolvi pedir ajuda de vocês aqui...

Em comparação a outros bancos de dados (open source), o PostgreSQL vale mais a pena? Tipo, não sei muito bem se os limites de valores(tamanho máximo do BD, colunas, linhas e etc) são um ponto forte do PostgreSQL se comparado a outros ou se há vantagens(ou desvantagens) a mais que ele tem contra outros BD's.

Um aspecto interessante que achei nele foi que se pode usar várias outras linguagens de programação nele e que ele não é só um banco relacional, mas também orientado a objetos, procede? E como que funciona na prática essa questão de usar linguagens de programação nele?

E uma dúvida bem 'noob' agora, há alguma camada de aplicação para usar ele? Só para demonstrar os relacionamentos das tabelas na tela.

 

Podem me corrigir se falei alguma besteira, sou bem principiante nessa área.

Meu trabalho abrange mais coisas e pensei em compartilhar com vocês, caso o mesmo fique bom. Até para possíveis edições a fim de ajudar iniciantes ou pessoas que querem implantar o BD, mas tem dúvidas referente a sua capacidade para usar em alguma aplicação (se pode ou não usar em algum aplicativo de celular e se pode ser qualquer SO de celular também, coisas desse tipo).

 

Obrigado!

Share this post


Link to post
Share on other sites

5 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Valeu!

Sabes alguma coisa sobre tela de aplicação? Tipo mostrando a tabela criada e manipular dados na própria tela só para demonstração mesmo?

E, se não for pedir muito, sabes de algo referente a tendências para o futuro com o PostgreSQL? 

Obrigado novamente!

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Valeu!

Sabes alguma coisa sobre tela de aplicação? Tipo mostrando a tabela criada e manipular dados na própria tela só para demonstração mesmo?

E, se não for pedir muito, sabes de algo referente a tendências para o futuro com o PostgreSQL? 

Obrigado novamente!

qd você fala de tela de aplicação, se refere aque? ao pgadmin?  acho q é isso q você quer. 

Cara, Postgresql só tem a crescer! nós usamos la onde eu trabalho em uma aplicação na nuvem toda integrada, com milhares e milhares de registros por dia, tipo o banco meio  q triplica de tamanho, mas ele segura de boa! DB retado de bom! Vale como uma ótima alternativa opensource para banco de dados, e não deixa em nada a desejar qd comparado com outros sgdb's d da vida, como oracle, ou sqlserver.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

"Em comparação a outros bancos de dados (open source), o PostgreSQL vale mais a pena? "

O Postgre está em é de igualdade com o Oracle. Na área de "código livre", nenhum outro se compara com ele. Os limites de espaço e processamento são os dos equipamentos, não do BD.

 

"Um aspecto interessante que achei nele foi que se pode usar várias outras linguagens de programação""

O PGSQL tem a capacidade de aceitar "procedures" em várias linguagens, a saber: plpgsql, python, tcl, etc... Não confundir "procedures" com programação externa de acesso aos dados pois, isso, depende de cada linguagem.

 

mas também orientado a objetos, procede?

Orientação a objetos é propriedade de uma linguagem de programação como, por exemplo, o "C++" que é a linguagem utilizada no desenvolvimento do Postgre que, por sua vez, aceita o armazenamento de objetos grandes como imagens, textos, etc... (large objects - lo)

 

  E uma dúvida bem 'noob' agora, há alguma camada de aplicação para usar ele?

Além dos famosos "pgadmin" e "phppgadmin" o pacote do Postgre inclui uma ferramenta de texto, "psql", para criação e manutenção do banco de dados que, além da utilização em tempo real via terminal, admite o uso de pequenos "scripts" para execução em "batch".

Para melhor compreensão do Postgre, veja o manual:

https://www.postgresql.org/docs/manuals/

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this