Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Criando um header de qualidade para SEO


Webdesignemfoco.Com
 Share

Question

Boa tarde a todos.

Hoje estarei discorrendo um pouco sobre a construção de um cabeçalho de qualidade voltado para Search Engine Optimization (SEO). Primeiramente cabe salientar que essa é a minha visão do que seja o ideal baseado na minha experiência e estudo, podem existir visões diferentes da minha

1. Primeiramente o que é header?

O header ou cabeçalho são as informações iniciais do seu website. Através do cabeçalho explicamos para o nosso navegador a maneira com que queremos que nosso site seja visualizado e interpretado.

No contexto da programação, o header são todos os elementos presentes entre as tags <head></head>.

Vamos ao trabalho então.

2. Elementos header off Page

Os elementos que citarei abaixo, eu considero elementos off Page. Isso porque, no meu modo de ver, eles podem ser iguais para todas as páginas. Eu costumo fazer o seguinte, crio um arquivo header.php e insiro todos os elementos abaixo nesse arquivo e nas páginas do site referencio esse arquivo com um <?php include (‘header.php’); ?>. Isso facilita muito a manutenção. Imagine em um site com cem páginas quando você desejar mudar nome do arquivo css, você terá que abrir cem páginas para mudar esse arquivo em cada página. Criando um arquivo externo você não tem esse problema.

Veja abaixo os elementos header off Page:

2.1 Meta Charset

A tag charset serve para explicar para o nosso navegador como ele irá ler os textos do nosso site, ou seja, a maneira como ele irá codificar nossos caracteres. No Brasil utilizamos da seguinte maneira:

Meta Charset

Se não utilizarmos dessa maneira, os acentos e caracteres especiais típicos da língua portuguesa não serão codificados da maneira correta.

2.2 Meta Viewport

Hoje em dia, o layout responsivo é o melhor modelo de layout, conforme já explicado no outro POST, logo a tag Viewport é essencial para abertura correta do nosso site nas diferentes resoluções.

Ela é setada da seguinte maneira:

Meta Viewport

2.3 Meta Author

A tag meta author não é tão essencial para o SEO, mas é importante para concretizar a autoria da página. Uma página sem meta author é a mesma coisa de um livro sem assinatura de um escritor.

Meta Author

2.4 Links Rel

Os links de cabeçalho são importantíssimos. Hoje não admite-se mais atributos inline. Devemos sempre setar nossos arquivos externos como CSS.

É sempre importante também indicar o Favicon do site. Muitas linhas de estudo defendem que o Favicon é um critério importante no SEO.

Links rel

2.5 Scripts

Da mesma forma que os links, os scripts devem ser setados para arquivos externos. Nada de códigos Javascript ou JQuery inline.

Scripts

3. Elementos  header on Page

Agora vou citar os elementos header on Page que na minha opinião são os mais importantes quando o assunto é SEO. Esses elementos devem ser diferentes de uma página para outra, logo devem ser inseridos em cada página e serem alterados de uma página para outra.

3.1 Tag Title

A tag title deve ser muito bem pensada na sua confecção. Ela é a principal tag de localização dos mecanismos de busca para seu site e ela deve ser única em cada página. Quanto mais para a esquerda, maior valor tem a tag do seu título. Por exemplo:

1- Title: ‘Açougue – venda de carnes de todos os tipos’

2- Title: ‘Bife de boi na promoção – Açougue’

Enquanto que na title 1 temos uma relevância maior para o empreendimento como um todo, ou seja, a açougue, no title 2, temos um foco voltado para um produto específico que é o bife de boi. Essa é a maneira como os mecanismos de busca visualizarão seu site, a grosso modo é claro.

3.2 Meta Description

É a descrição do seu site. É a forma com que seu site aparecerá nos mecanismos de busca. Ele é setado da seguinte maneira:

Meta Description

3.3 Meta Keywords

Apesar de algumas linhas de pensamento afirmarem que as keywords não influenciam nos mecanismos de busca, eu prefiro errar pra mais, então gosto de inserir a meta keywords.

Meta Keywords

4. Conclusão

Um cabeçalho bem feito é um grande passo para uma boa classificação nos mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.

5. Vídeo-Aula

Para explicar melhor o tema, desenvolvi uma vídeo-aula sobre o tem.

Link to comment
Share on other sites

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

  • Forum Statistics

    • Total Topics
      149.6k
    • Total Posts
      646.2k
×
×
  • Create New...