Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Ajuda] Interface gráfica em C


EduBarros

Pergunta

Ola pessoal tudo bem? Eu estou com um problema e não sei muito bem como proceder, eu tenho um programa feito na linguagem C, com funções bem básicas, no máximos alguns if's, o programa básicamente pede alguns dados pro usuário e executa algumas operações específicas, o meu problema é que eu precisava sair da tela preta eu queria criar algum tipo de menuzinho ou alguma interface gráfica, mas como meu curso não é voltado para programação eu não cheguei a aprender esse tipo de coisa; então eu gostaria da ajuda de vocês pra saber se tem algum programa que faz isso, alguma biblioteca, sei lá.

 

Obrigado a todos ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá!

 

Olha sou iniciante em C e ultimamente estou meio parado na Linguagem, mas . . .

 

Bom um pouco antes de parar com C eu comecei a pesquisar sobre interfaces gráficas e encontrei uma biblioteca muito interessante.

 

O nome da biblioteca é GTK+ é uma biblioteca que possui funções capazes de criar interfaces gráficas.

 

A biblioteca tem versões tanto para Windows quanto para Linux, e é capaz de ser utilizada na linguagem C, embora para este tipo de biblioteca o mais indicado seja, uma linguagem com suporte a Orientação a Objetos, sem contar que para os dois Sistemas existe um programa chamado Glade.

 

Glade é um programa do tipo arrastar e soltar, ele pode ser usado para construir manualmente uma interface gráfica, e ao ser salvo o arquivo do programa é salvo com a extensão .glade e dentro dele existe um código xml, construído pelo próprio programa e que representa os diferentes componentes da interface feita no mesmo.

 

Tem este link que consegui a alguns meses atrás que talvez possa lhe ser útil:

 

https://savebutton.wordpress.com/2011/06/19/interfaces-graficas-em-c-com-glade-e-gtk/

 

Pela data da pagina parece que o link é um pouco antigo, mas acho que já é alguma luz para o que você deseja fazer!

 

Infelizmente ao tentar abrir o arquivo .glade com o Glade do Linux, o mesmo apresentou a seguinte mensagem:

 

“ Mas esta versão do Glade é somente para GTK+ 3.

Certifique-se primeiro que você pode executar este projeto com Glade 3.8 sem widgets obsoletos. ”

 

Ate que apareceu a interface que deveria dentro do programa, mas acho que o programa apresentaria problemas ao tentar manipular e salvar o arquivo!

 

Quando tentei compilar o código em C, o programa parece ter sido executado sem problemas, inclusive a interface gráfica foi executada sem problemas ! e olha que nem cheguei a olhar direito GTK+ e Glade.

 

Mas independente disso você vai ter que estudar a biblioteca GTK+ e buscar compreender como ela vai manipular o código XML gerado pelo Glade.

 

Bom acho que é só, tente buscar sobre a biblioteca GTK+ e sobre o programa Glade, tenho certeza que se você estiver realmente empenhado em desenvolver uma interface gráfica simples, esses dois são a solução para você ! ! !

 

Ubuntu 14.04  GCC 4.8  CodeBlocks 13.12

 

Espero Ter Ajudado ! ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...