Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Programa Euromilhões

RenatoR
 Share

Question

Boas pessoal,

Tenho de desenvolver um programa em C que faça o sorteio do Euromilhões.

O progama consiste basicamente em pedir ao utilizador uma chave com 5 números e duas estrelas  (vou criar dois vetores para guardar os numeros e as estrelas separadamente), depois gerar dois vetores aleatórios (também para nº e estrelas) e fazer a comparação entre eles. No final devo retornar quantos números certos o apostador obte e se a aposta teve prémio ou não.

Sei que é um programa relativamente fácil mas não tenho muita experiência em programação por isso estou com dificuldades logo no inicio. Comecei com fazer a verificação do número introduzido pelo utilizador. Sei que este tem de estar entre um limite superior e inferior (de 1 a 50). Depois verifico se existem números repetidos e posteriormente queria preencher um vetor com esses valores. A minha dificuldade está em preencher o vetor respeitando essas condições. Abaixo podem ver o código que já escrevi. Se puderem deixar alguma dica de como resolver este problema agradecia.

#include <stdio.h>

///Função verifica se o valor introduzido é repetido, ou seja, se j foi introduzido anteriormente no vetor

int NumRepeat (int v[], int n, int x)
{
    int i;
    for(i=1;i<=n;i++)
    if (v==x) return 1;
    return 0;

}

///Função que lê e verifica se o valor introduzido está dentro do intervalo

int Validation(int linf, int lsup, int v)
{
    int n;
    while (n<linf || n>lsup)
    {
    printf("Introduza o %dº número que deseja apostar:", v);
    scanf("%d", &n);
    }

}

///Função que preencher um vetor com os números introduzidos que respeitam as condições impostas

void NumBet (int v[], int n, int c)
{
    int i;
    for(i=1;i<=n;i++)
    if(NumRepeat(i)==1) //Aqui só estou a verificar uma condição...Se o número é repetido ou não mas de preencher o vetor queria verificar também se o numero cumpre as condições
    {                                //as condições da função Validation
        v[c]=i;
        c++;
    }
    i++;
}

Obrigado.

Cumprimentos.

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet