Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

PROGRAMAR JOGO DO PACMAN


skymarcos

Pergunta

Boa tarde, estou com algumas dúvidas de como eu fazia um jogo do PacMan usando a biblioteca gráfica SDL2.
Por onde eu começaria? 
Eu sei que o mapa seria uma Matriz, mas eu colocaria uma imagem pronta do mapa ou ir montando parte por parte pela matriz? Como eu fazia os fantasma indo atrás do PacMan? 

Poderiam me dar umas dicas por onde começar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O interessante seria você usar tilemaps, assim você pode fazer uma espécie de editor de mapas, se quiser entender olhe essa imagem: Tilecomp.gif

é pegar a imagem da esquerda(tileset) e gerar o mapa da direita aplicando a técnica de tilemaps. Como você pode ver o tile set não é mais que uma imagem na qual você copia certas partes no seu mapa.

Eu não uso sdl, acho essa lib bem enrolada, prefiro SFML, se quiser ajuda posso lhe passar algumas dicas sobre essa biblioteca, você pode adaptar posteriormente ao SDL, ou inclusive mudar de lib pois acho SFML bem mais fácil e mais potente que SDL.

Sobre os fantasmas tenha por seguro que não todos os fantasmas tem o mesmo comportamento, tipo um pode te perseguir, outro te cercar, outro buscar ao azar etc.
http://www.unidev.com.br/index.php?/topic/44373-pacman-inteligencia/
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/11/pac-man-conheca-curiosidades-mais-interessantes-sobre-franquia.html

Este ultimo tem uma parte muito interessante que diz como agem os fantasmas:
"IA complexa

Outro conceito inovador de Pac-Man era sua complexa Inteligência Artificial. Cada fantasma tinha uma 'personalidade', uma função no jogo. Um deles perseguia incessantemente Pac-Man, outros dois tentavam se antecipar ao personagem para pegá-lo de surpresa e o último era meio bobo e só ficava circulando por aí. Um dos interceptadores era também meio 'covarde' e só encarava Pac-Man quando estava perto dos seus outros amigos fantasmas."

Busque no google "inteligência artificial fantasmas pacman" e sairá muita informação como esta:
https://www.google.es/search?hl=es&as_q=inteligencia+artificial+fantasmas+pacman&as_epq=&as_oq=&as_eq=&as_nlo=&as_nhi=&lr=lang_pt&cr=&as_qdr=all&as_sitesearch=&as_occt=any&safe=images&as_filetype=&as_rights=

Outras buscas relacionadas são "teoria de grafos" e "algoritmo de busca em grafos" entre outras coisas, prove essas buscas e leia tudo o que puder sobre o tema, busque em vídeos que são muito efetivos para entender.

O que quero dizer é que já existe muita informação na internet, faça uso do google para minerar essa info.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...