Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Acrescentar Uma Nova Venda Ao Caixa


valSistemasDelphi

Pergunta

Estou desenvolvendo um sistema de controle de lanchonete. Estou com uma dúvida no meu caixa_Venda. Faço todas as vendas normalmente. Tenho 3 DbLookupComBoBox. Onde escolho os produtos da escolha da compra do cliente,  entre> Lanches > Bebidas > e outros. Setei cada um com os preços, onde os mesmos caem automaticamente nos edits. Tenho mais três edits onde possso colocar a real quantidade da vendas. Soma o total, calcula o troco normalmente. A minha dúvida e na questão de acrescentar mais alguma venda no mesmo código da venda. ou seja somar o total da venda anterior com o total de uma nova venda e ai por diante.Fiz um código para ele editar a tabela, só que ele não soma com uma nova venda que eu fizer.Preciso de uma ajuda sobre o assunto. Desculpe se não fui bem claro.Se poder Me ajudar a respeito do assunto desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A minha dúvida e na questão de acrescentar mais alguma venda no mesmo código da venda. ou seja somar o total da venda anterior com o total de uma nova venda e ai por diante.Fiz um código para ele editar a tabela, só que ele não soma com uma nova venda que eu fizer.

se voce esta usando uma tabela para registrar as vendas, então suas vendas deve ter um campo ID ( identificador )

então imaginando algo hipotético:

ID - PRODUTO - QUANTIDADE - VALOR UNITÁRIO - VALOR TOTAL

001 - Cerveja - 3 - 2,50 - 7,50

001 - XBurguer - 2 - 6,00 - 12,00

001 - Pizza - 1 - 18,00 - 18,00

resultado para uma mesma venda ( id - 001 ) será mostrar um somatório da  QUANTIDADE - VALOR UNITÁRIO - VALOR TOTAL

OBS: o resultado desse somatório, não precisa necessariamente constar do banco de dados, apenas mostrar o resultado na tela ou no impresso.

se a venda já foi salva no banco de dados, e ocorre de ter que incluir mais alguma venda para o mesmo id ( 001 ), então voce deve proceder da seguinte maneira:

se voce ainda esta no mesmo registro de venda, basta incluir o novo registro e efetuar novamente o somatório dos registros.... para isso basta posicionar o cursor no primeiro registro e com um comando de loop ( For, While ou outro ) proceder ao somatório dos campos. ( Usando um DBGrid )

se voce não estiver mais no mesmo registro de venda, então voce deve pesquisar qual registro de venda voce quer, trazer os registros para o DBGrid e depois usar a mesma rotina de somatório descrito acima

Conseguiu entender esse raciocínio ?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado por responder jhonas. Sim entendi seu raciocínio. Para incluir uma nova venda eu optei por fazer um button com o código de Edit . Para que a tabela entre em modo de edição. Assim eu consigo acrescentar uma nova venda. Mais isto só funciona quando e feita no próprio  form do Caixa_Venda. Montei outro Form para que ficasse na parte visual mais agradavel ,mais não da certo porque estou usando DbLookupComboBox, ai quando escolho um novo produto para que seja somado com o outro total bagunça tudo porque esta cetado na mesma tabela do banco.  Não tenho certeza se estou fazendo da maneira mais correta, mais e o que eu consegui fazer até aqui. Se poder me passar algumas dicas de como posso organizar bem estruturado meu Form do caixa, fico grato. Desculpe se não fui muito claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

se voce tem uma tabela de produtos, as vendas devem estrar em outra tabela... isso facilita na hora de efetuar as vendas e outras coisas.

não sei se voce reparou, mas  usando DbLookupComboBox, voce pode tirar registros de uma tabela e nele mesmo ( componente ) voce pode direcionar os registros selecionados para outra tabela com os mesmos campos

tenho um sistema de vendas, onde seleciono os produtos que quero de uma tabela, mostro em um dbgrid, e depois salvo os registros selecionados em outra tabela.

se precisar fazer alterações na tabela de vendas, fica mais facil selecionar a venda especifica, alterar e salvar novamente os registros ... e se precisar deletar alguma venda, ou imprimir fica facil tambem.  

se quiser, olhe esses programas prontos ( vendas e lanchonete ) para tirar algumas ideias para o seu sistema

http://www.planetadelphi.com.br/download/4722/arquivo/sistema-de-vendas

http://www.planetadelphi.com.br/download/3947/arquivo/rd-gourmet-sistema-para-restaurantes-e-similares

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...