Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida em regra


fabioweb

Pergunta

Regras de negócio é complicado para quem esta iniciando, alguém pode me ajudar nessa dúvida?

Estou fazendo um exercicio de banco de dados de inscrição e administração de alunos e no desenvolvimento bateu uma dúvida,  

O sistema não deve permitir que o aluno esteja no mesmo curso e horário.

Existe alguma forma de resolver isso pelo MySQL?

Estou anexando a modelagem que fiz no MySQL

projeto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
5 horas atrás, fabioweb disse:

O sistema não deve permitir que o aluno esteja no mesmo curso e horário.

Existe alguma forma de resolver isso pelo MySQL?

Segundo seu modelo, a criação de uma UNIQUE KEY, na tabela Turma, que contemple os campos idTurma, HoraInicio e Curso_IdCurso resolverá o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Em 22/04/2016 at 19:20, Denis Courcy disse:

Segundo seu modelo, a criação de uma UNIQUE KEY, na tabela Turma, que contemple os campos idTurma, HoraInicio e Curso_IdCurso resolverá o problema.

Boa Tarde, Obrigado por responder Denis.

Estou com uma certa dúvida, nesse caso devo então modificar a coluna HoraInicio e configurar como Unique Key? 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não.

Faça assim:

ALTER TABLE turma
ADD UNIQUE KEY nomeDoIndice (idTurma, Horainicio, Curso_idCurso);

Este índice impedirá que haja a duplicidade indesejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Em 24/04/2016 at 17:43, Denis Courcy disse:

Não.

Faça assim:


ALTER TABLE turma
ADD UNIQUE KEY nomeDoIndice (idTurma, Horainicio, Curso_idCurso);

Este índice impedirá que haja a duplicidade indesejada.

Boa Tarde, Denis obrigado pela dica mais ainda esse código não resolve um problema no meu modelo

Essa alteração não permiti que tenha as três colunas idTurma, horainicio e curso_idcurso iguais, e meu idTurma e auto_increment

Minha duvida fica na tabela "Aluno_turma" no banco posso cadastrar o aluno "1" na turma "1" do curso "Java" no horario das "09:00" com o professor "2" e posso criar uma outra turma com o mesmo curso e horario o que muda e o professor.

então tenho duas turmas com o mesmo curso e horario mais com professores diferentes.

Minha dificuldade é como fazer para que o sistema não permita que o usuario cadastre o aluno no mesmo curso e horario.

Existe alguma função em SQL que antes de inserir esses dados no banco faça essa verificação se o aluno esta se cadastrando no mesmo curso e horario?

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...