Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvidas Em Relação A Linguagem


fbona
 Share

Question

Olá amigos, gostaria de pedir ajuda a vocês para sanar algumas dúvidas em relação á um projeto que tenho em mente. Digo de passagem que apenas programo em C, por agora. 


Vou tentar simplificar o que tenho em mente, existem dois públicos alvos para minha ideia, "cliente-comercial" e "cliente-usuário". O "cliente-comercial" seria o proprietário de um estabelecimento que cadastraria o mesmo no site para que o "cliente-usuário" tenha acesso simplificado ás informações de seu estabelecimento. 

O que pretendo que seja feito? 

Site 

Cliente-Comercial


Cadastro do estabelecimento (telefone, endereço, fotos, informações adicionais).
Gerenciamento de uma página dentro do site para este estabelecimento.


Cliente-Usuário

Cadastro de usuário por Facebook ou manual.
Escrever comentários e avaliações nas páginas dos estabelecimentos.


App


O aplicativo seria nada mais do que uma interface mobile para o site.



Este é um resumo, seria como um Kekanto, nada de novidades. 
Minha dúvida é, quais linguagens e banco de dados devo usar no site , e porque? No app pensei em fazer em Java para Android de começo, o que acham?
Obrigado, pessoal! 

Link to comment
Share on other sites

1 answer to this question

Recommended Posts

  • 0


Sua pergunta é bem complexa e, de certa forma, pessoal (depende de seu conhecimento, experiência, disponibilidade, facilidade em aprender tecnologia nova, gosto, etc...). 

Pelo visto seria você mesmo quem iria desenvolver, certo? Pois como você disse que programa apenas em C, você teria que procurar outras alternativas, e de preferência com baixa curva de aprendizado para que você consiga assimilar rapidamente. Existem inúmeras linguagens (PHP, JavaScript/NodeJS, RoR, Python, Java, etc) e banco de dados (PostgreSQL, MySQL, SQL Server, MongoDB, etc) que podem ser usados. Alguns preferem usar tecnologia que está mais na moda, outros tecnologia com mais tempo de mercado, outros tecnologia que já possuam conhecimento, e por aí vai.

Por ser plataforma web, de uma forma ou de outra você vai ter que saber JavaScript (e também HTML e CSS), pois é através destes que você vai apresentar o site/sistema e interagir com o usuário. Isto falando apenas na parte de front-end (que é o que o usuário vê e interage).
Já no back-end e banco de dados, você tem mais opções: todas que eu citei acima, mais inúmeras outras.

Eu trabalhei no desenvolvimento de um projeto no estilo do iFood: delivery de comida online, com site, painéis de administração e aplicativo. Nossa escolha basicamente foi usar as tecnologias que já tínhamos (anos de) conhecimento e experiência, desta forma conseguimos desenvolver num tempo bom e também evitamos bugs/problemas por falta de conhecimento da tecnologia. Não tivemos nenhum tipo de problema causados pelas escolhas. Se eu fosse desenvolver outro projeto parecido hoje, provavelmente escolheria as mesmas tecnologias, então são elas que eu recomendo à você:

- O banco de dados que escolhemos foi o PostgreSQL, que é um dos melhores (se não o melhor), mais avançados e mais robusto banco de dados open source. Tem ótimos recursos, uma boa documentação e a comunidade que o utiliza é bem grande, o que torna fácil encontrar soluções para problemas do dia a dia. A performance também é muito boa;
- Para integração com o banco de dados (consultas/inserção/etc), criamos um Webservice usando PHP (os dados são transferidos no formato JSON). Desta forma tanto o site, quanto painéis e aplicativo compartilham o mesmo "backend" (mas cada qual com suas permissões);
- A interface (front-end) do site e painéis de administração foi desenvolvida usando JavaScript/HTML/CSS. Usamos também a biblioteca jQuery, e como "esqueleto" do painel usamos o dashboard AdminLTE ( https://almsaeedstudio.com/preview ). Para exibir notificações em tempo real, usamos NodeJS (com o framework Socket.IO);
- Para desenvolvimento do aplicativo, optamos por usar o Cordova (ou seja, app híbrido): é basicamente JavaScript/HTML/CSS, fazendo requisições ao Webservice. O motivo dessa escolha foi por já termos sólidos conhecimentos nestas linguagens e por poder compilar o aplicativo para outras plataformas além do Android (com alterações mínimas no código fonte). Estavamos inseguros em relação ao desempenho do app (se seria bom/satisfatório), por ser híbrido, mas o resultado foi ótimo. Praticamente impossível distinguir se é híbrido ou nativo;

Resumindo...
banco de dados: PostgreSQL
back-end: PHP (Webservice) e NodeJS/JavaScript (notificações em tempo real)
front-end: JavaScript, HTML e CSS (site, painéis e app)

É isso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share



  • Forum Statistics

    • Total Topics
      149.9k
    • Total Posts
      646.8k
×
×
  • Create New...