Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Normalização de tabelas dúvida rapida!

PedroFrancoAguiar

Question

eae galera tudo bem? Bem estava criando as tabelas do meu tcc quando me surgiu uma duvida, eu estava normalizando as tabelas e com o objetivo de deixa as tabelas com o menor números de campos em branco então por exemplo eu criei a tabelas telefones para armazenar os telefones de um total de 4 entidades diferentes que estao em tabelas separadas, ou seja, na tabela telefones eu tenho o campo (pk) codtelefones, telefone, fk1, fk2, fk3 ,fk4, então a minha duvida é quando eu cadastrar um telefone da tabela dona da fk1 os campos fk2, fk3, fk4 vao ficar vazios e ocupando espaço e atrapalhando na velocidade mesmo que pouco ou eles não vao existir? e se eles atrapalharem seria melhor criar uma tabela telefones para cada tabela que precise tipo uma pra dona da fk1 outra pra dona da fk2 e assim por diante? 

obrigado pela atençao, ficaria muito grato se puderem ajudar esse noob aki que ta começando, valeu!

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Se a relação entre telefone e outra tabela for muitos para muitos, então a criação de uma tabela de relacionamento é obrigatória.

Seria assim:

Cliente(idCliente (PK), nomeCliente, ... ) 

Telefone(idTelefone(PK), numeroTelefone, ...) 

CREATE TABLE RLClienteTelefone(
idCliente (mesmo tipo e tamanho que o campo idCliente na tabela cliente),
idTelefone(mesmo tipo e tamanho que o campo idTelefone na tabela Telefone),
PRIMARY KEY(idCliente,idTelefone),
CONSTRAINT `RLClienteTelefone_FK_001` FOREIGN KEY (`idCliente`) REFERENCES `Cliente` (`idCliente`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION,
CONSTRAINT `RLClienteTelefone_FK_002` FOREIGN KEY (`idTelefone`) REFERENCES `Telefone` (`idTelefone`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION
)Engine=InnoDB;