Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Numeração automática


Enciclopédia do Grêmio

Pergunta

Bom dia pessoal!

Gostaria de uma ajuda. Tenho uma página em mediawiki, mas acredito que não seja um empecilho para que me ajudem.

Bom, queria criar um código que gere uma numeração automática para que cada vez que eu coloque ele (dentro da página) gere um número de 1 em diante.

Só para complementar a informação, criei uma tabela com diversas linhas, e quero criar uma numeração automática nela para caso seja necessário adicionar uma nova linha eu não precise escrever todos os números, já que serão mais de 5 mil linhas.

Alguém poderia me ajudar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Iowys! Agradeço a resposta.

Na verdade, preciso de uma numeração para uma tabela nesse estilo (http://www.gremiopedia.com/wiki/Todos_os_jogos_do_Grêmio_em_1971) a numeração fica na primeira linha vertical. Atualmente estou fazendo manual, mas como estou catalogando os jogos do Grêmio e é mais de 5 mil, tenho medo de ter que adicionar um jogo perdido e ter que escrever a numeração toda novamente. Esse é o problema.

Com um código de numeração automática eu não teria o que me preocupar sobre a numeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá!

Creio q a tabela exibida no link, possui dados gravados em um banco de dados.

Se você não quer usar banco de dados, digite em um array ou em um arquivo .txt

Quando você percorrer o array ou o arquivo(q tb vai virar array) para gerar a tabela, terá a possibilidade de criar uma coluna numerada automagicamente.

Editado por lowys
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Na verdade o que estou buscando é um código em php de numeração automática, não é necessariamente a edição a dificuldade, mas a comodidade de um código de numeração automática que me permitiria criar uma predefinição em mediawiki e adicionar ao código da tabela.

O problema é que não sei como fazer esse código de numeração automática em PHP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá!

Todas as dicas citadas servem muito bem. Fiz uma de exemplo pra você testar aí:

<?php

// dados para gerar a tabela
$data = [
    ['18 de janeiro de 1971', 'Grêmio', '1-0', 'São José'],
    ['18 de janeiro de 1971', 'Grêmio', '0-0', 'Novo Hamburgo'],
    ['21 de janeiro de 1971', 'Grêmio', '0-0', 'Atlético-PR'],
    ['25 de janeiro de 1971', 'Grêmio', '4-0', 'Pelotas'],
];
// dados do cabeçalho da tabela:
$header = ['#', 'Data', 'Mandante', 'Placar', 'Visitante'];

// inicia a tabela:
$table = '<table border="1"><tr><th>';
// adiciona os dados do cabeçalho da tabela:
$table.= implode('</th><th>', $header);
// finaliza o cabeçalho da tabela
$table.='</th></tr>';
// percorre o array com os dados para gerar a tabela:
foreach ($data as $n => $d) {
   // adiciona as linhas da tabela
   $table.='<tr><td>'.($n+1).'</td><td>' . implode('</td><td>', $d) . '</td></tr>';
}
// exibe a tabela prontinha na tela:
echo $table . '</table>';

Perceba que aconteceu a mágica da "Numeração Automática";

Adicione um envento acima ou abaixo do dia 21 e perceba que a numeração continua automática!

Mas todas as dicas anteriores funcionam muito bem!

Editado por wash
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Wash, agradeço MUITO a ajuda. Vou testar aqui! Obrigado mesmo!

Infelizmente não funcionou. Aqui eu consegui um código que gerou uma numeração automática. Estou usando ele por enquanto, mas possui erros que não consegui editar. Copiei esse código da citação. Quando ele é usado nas citações ele gera uma numeração automática cada vez que a citação é usada. 

<sup class="reference plainlinks nourlexpansion" {{#ifeq:{{{noid}}}|noid||id="ref_{{{1}}}"}}>{{#if:{{{2|}}}|[[#endnote_{{{1}}}|{{{2}}}]]|[{{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}#endnote_{{anchorencode:{{{1|}}}}}]}}</sup><noinclude> </noinclude>
 

Ele fica assim:http://www.gremiopedia.com/wiki/Todos_os_jogos_do_Grêmio_em_1976

 

Como pode ver, o número da linha acaba ficando assim [1], eu queria que ele ficasse normal, sem os colchetes. Ainda, ele vira um link clicável, queria que fosse apenas um texto. Mas sempre que tento editar ele, o código não funciona mais.

Com esse código pré-fabricado acredito que alguém consiga criar isso que estou buscando. 

OBS.: Vi que na Wikipédia vários usuários criaram projetos e discussões tentando criar esse código automático, mas ninguém conseguiu. Eu, com esse código da citação adaptado, fui o que chegou mais perto.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fala tricolor, tudo tranquilo?!

Tchê, eu acho que o teu problema não vai ser solucionado com PHP e sim com a formatação do próprio MediaWiki. Eu usei o MediaWiki em empregos anteriores e lembro de alguma coisa ainda...

Buenas, para gerar uma lista numerada nele, basta colocar um "#" que ele completa com a numeração correta. Só não sei se ele faz isso dentro da célula da tabela, mas vale a pena testar.

Exemplo:

 

Isso

# Grêmio 
# Internacional
# Palmeiras
# São Paulo
# Flamengo
# ...

Gera isso

1 Grêmio 
2 Internacional
3 Palmeiras
4 São Paulo
5 Flamengo
6 ...

 

Testa aí e avisa se funcionou.

Abraço e da-lhe grêmio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
19 horas atrás, lemissel disse:

Fala tricolor, tudo tranquilo?!

Tchê, eu acho que o teu problema não vai ser solucionado com PHP e sim com a formatação do próprio MediaWiki. Eu usei o MediaWiki em empregos anteriores e lembro de alguma coisa ainda...

Buenas, para gerar uma lista numerada nele, basta colocar um "#" que ele completa com a numeração correta. Só não sei se ele faz isso dentro da célula da tabela, mas vale a pena testar.

Exemplo:

 

Isso


# Grêmio 
# Internacional
# Palmeiras
# São Paulo
# Flamengo
# ...

Gera isso


1 Grêmio 
2 Internacional
3 Palmeiras
4 São Paulo
5 Flamengo
6 ...

 

Testa aí e avisa se funcionou.

Abraço e da-lhe grêmio!

Lemissel, boa tarde amigo!

Na verdade essa formatação utilizando o # somente funciona fora de wikitables como essa que eu apresentei. Eu criei uma predefinição usando o #, achando que assim geraria uma numeração automática, mas acabou criando vários ''1'' em toda a tabela. 

Eu sei de uma extensão mediawiki que criava esse padrão de numeração automática, mas não está mais disponível para download. O mais próximo de numeração automática que consegui foi o código citado acima, mas fica daquela forma que citei, com o número em link e entre colchetes.

Eu pretendia usar esse código acima mesmo, mas sem o número em link e os colchetes, todavia não consigo, pois todas as vezes que edito estraga o código.

OBS.: Um pouco fora do contexto desse tópico, mas aproveitando. Você citou que tem conhecimento em mediawiki, eu estou precisando muito de ajuda em uma questão relacionada a instalação de extensões. Você poderia me dar uma assessoria com isso? preciso aprender a instalar extensões e não sei como fazer. Já assisti diversos vídeos de pessoas instalando e segui todos os passos, sem sucesso. Se sim, por favor, me envie um meio de contato, Face ou WhatsApp, para conversarmos.

Grande abraço Tricolor!

 

Editado por Enciclopédia do Grêmio
português incorreto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É, eu achei que seria barbada demais... hehehe

Bom, fora a gafe, tu chegastes a tentar algo com preg_match? Daí tu pega só o número que o MediaWiki gerou e arranca o resto fora :D

$soh_num = preg_match("/\d+/", "[1]", $matches);

Quanto às extensões, eu não cheguei a trabalhar com elas :( mas assim que der um tempinho eu dou uma estudada.

Espero ter ajudado.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Em 21/07/2016 at 19:38, lemissel disse:

É, eu achei que seria barbada demais... hehehe

Bom, fora a gafe, tu chegastes a tentar algo com preg_match? Daí tu pega só o número que o MediaWiki gerou e arranca o resto fora :D


$soh_num = preg_match("/\d+/", "[1]", $matches);

Quanto às extensões, eu não cheguei a trabalhar com elas :( mas assim que der um tempinho eu dou uma estudada.

Espero ter ajudado.

Abração!

Infelizmente não funcionou. Acho que códigos em PHP comum não funcionam em mediawiki, já que todos que vocês me passaram não geram nada.Acho que esses códigos precisam ser adaptados a linguagem mediawiki para funcionar. Se alguém conseguir me ajudar a editar o código que eu passei anteriormente, seria um avanço, já que aquele código gerou uma numeração automática, mas com os defeitos que eu citei.

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...