Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Dúvida] Erro índice IndexError: list index out of range


Fernandus

Pergunta

Olá Pessoal,

Eu sou novo no fórum, e novo na linguagem Python. Estou fazendo um programinha que lê um arquivo .txt para obter os dados de um grafo. Efetuada a leitura, eu preciso criar uma matriz de adjacência para ele. a Matriz de adjacência é uma matriz binária que marca com 1 a existência de aresta entre dois vértices do grafo, no qual sua dimenção é n x n, onde n é o número de vértices contidos no grafo.

Para criar a criar a matriz de adjacência, iniciei uma matriz preenchendo-a com zeros da seguinte forma:

matrizAdjacencia = [[0 for i in range(1,numVertice+1)] for j in range(1,numVertice+1)]

Logo em seguida, para ler cada linha do arquivo e gerar a matriz, escrevi o seguinte código:

for i in range(1,numAresta+1):
    str = arquivo.readline()
    str = str.split()
    origem = int(str[0])
    destino = int(str[1])
    distancia = int(str[2])
    custo = (str[3])
    custo = custo.split('\n')
    custo = float(custo[0])
    matrizAdjacencia[origem][destino] = 1

Porém quando executo o código, exibe o erro :

  "matrizAdjacencia[origem][destino] = 1
IndexError: list index out of range"

Eu imaginei que o erro ocorresse por que o for está em relação ao número de arestas (100) e a inicialização da matriz foi em relação ao número de vértices (40), porém não me parece que estou percorrendo a matriz iniciada, estou apenas acessando os índices, e este erro não parece fazer sentido.

Agradeço desde já a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Então é uma Matriz[40][40], mas quando você for usar ela não pode ir alem do 39 exemplo:

Matriz[39][39] = 1 #limite max

Matriz[40][0] = 2 #erro de index

Matriz[3][40] = 5 #erro de index

 

Recomendo colocar um print(origem, destino) antes da linha  matrizAdjacencia[origem][destino] = 1 para pegar o erro

Link para o comentário