Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Por onde (e como) começar?


renato.adl

Posts Recomendados

Pessoal, peço licença para abrir este tópico. Sou novo no fórum e fiquei na dúvida se era melhor criá-lo em "outros assuntos" ou em "apresentações". Como a ideia é me apresentar já pedindo algumas orientações mais específicas, resolvi abrir o tópico por aqui mesmo. ;)

Tenho 29 anos, moro em São Paulo (Capital) e nunca mexi com programação ou qualquer área da computação. Até então venho trampando com Teatro, Audiovisual e algumas outras aventuras. Trocando em miúdos: não tenho qualquer tipo de estabilidade no que diz respeito à carreira profissional.

De algum tempo pra cá, venho pensando seriamente em dar uma chacoalhada e uma guinada geral: mergulhar por completo no universo da programação.

Andei pesquisando um bocado de coisas sobre desenvolvimento (front-end & back-end), diferentes linguagens de programação, bancos de dados, etc. Depois de fazer uma espécie de "mapeamento geral", resolvi me matricular no curso de Introdução à Lógica de Programação oferecido pela Impacta. Começo no dia 20 deste mês.

A ideia (a missão!) é dar um destes três passos após o término desse curso introdutório:

1. Fazer um módulo introdutório de Linux (na Impacta, na 4Linux ou na Green) para estar apto a ingressar no curso de Python (Python Fundamentals + Python Programming for SysAdmins) oferecido pela 4Linux (www.4linux.com.br/cursos/python).

2. Fazer o curso de formação para desenvolvedor front-end (HTML5 & CSS3 Fundamentals + Desenvolvimento Web com JavaScript e jQuery + Mobile Apps para iOS e Android com HTML5 e PhoneGap) oferecido pela 4Linux (www.4linux.com.br/cursos/front-end).

3. Fazer o curso de formação para desenvolvedor front-end (Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript + Web Apps Responsivas com JavaScript e jQuery) oferecido pela Caelum (www.caelum.com.br/cursos-web-front-end), que pelo que pude entender, indica mais três módulos complementares (não inclusos!): Aplicações Web em JavaScript com Node.JS e Express + AngularJS para WebApps RESTful + UX e Usabilidade aplicados em Mobile e Web.

Aí aparecem algumas questões:

- Vocês me aconselham a começar pelo Python pra depois somar a formação front-end? Ou fazer o contrário?

- Alguém pode opinar sobre qual escola (entre a 4Linux e a Caelum) oferece a melhor formação front-end?

- Sei que independente das escolhas e dos caminhos na área, vou precisar estar sempre estudando, me atualizando e aprendendo coisas novas... mas gostaria de saber o seguinte: caso eu não tenha condições de fazer um curso universitário (Ciência da Computação, por exemplo)... é possível construir uma carreira "apenas" com cursos específicos, certificados e autodidatismo? Consigo entrar no mercado e trilhá-lo dessa forma? Oportunidades como freelas, estágios... para mais tarde, com experiências e aprendizados, conseguir um cargo júnior, pleno, sênior, etc.? Vocês acham que com a minha idade, com o meu contexto... dá pé?

Agradeço muitíssimo se puderem me responder. Inclusive com dicas e demais orientações. =)

Abraços!

(Espero que seja o início de uma jornada muito proveitosa aqui no fórum!)

Editado por renato.adl
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é possível construir uma carreira "apenas" com cursos específicos, certificados e autodidatismo?

é possivel sim ... mas se quiser um cargo senior, além de experiência vai precisar de um diploma universitário ( o que ajuda muito no curriculum e no salário )

mas se quiser trabalhar como freelancer, voce tambem vai ganhar bem ( só não pegue serviços que não poderá entregar no prazo do cliente )

com relação aos cursos, sempre escolha escolas com boa reputação de ensino e com diplomas certificados por orgãos competentes.

já que voce não tem conhecimento algum sobre programação, sugiro a sua 1ª opção

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonas, muito obrigado!

Valeu pelo esclarecimento em relação à necessidade de um diploma universitário para alguns tipos de vagas.

Quanto ao Python... entrei em contato com a escola que oferece o curso e eles me disseram que é um curso voltado para SysAdmin, e não para programação (que é meu principal interesse).

Sendo assim, você ainda acha que vale a pena fazer o curso de Python pra depois fazer o curso de Front-End (HTML5 + CSS3 + JavaScript + jQuery)? Ou caio dentro do curso de Front-End pra depois complementar com PHP e demais linguagens Back-End?

P.S. Só pra esclarecer: a hipótese-Python só surgiu porque me interessei demais ao ler sobre a linguagem, sua simplicidade, versatilidade, etc.

Abraço.

Editado por renato.adl
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce não entender lógica de programação, as outras coisas ficarão mais dificeis

vejas esses links

https://www.google.com.br/search?q=cursos+de+lógica+de+programação&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&ei=TCqWWKKJDIm5wAShspfwCg

para quem não tem conhecimento algum sobre linguagens de programação, começe por aquela que seja de mais facil entendimento e aprendizado

exemplo:

alguns sites tem cursos basicos gratis para voce aprender ( algoritmos e fluxogramas .. etc )

https://www.google.com.br/search?q=cursos+de+lógica+de+programação&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&ei=TCqWWKKJDIm5wAShspfwCg#q=cursos+basicos+de+informatica+gratis

como autodidata, esses cursos vão te dar o empurrão para começar

depois faça os cursos em escolas com certificados legais

por fim, a área de informática é bem ampla  ....  tudo vai depender de sua disposição, dedicação,  paciencia, e muita determinação para alcançar esse objetivo

P.S. Só pra esclarecer: a hipótese-Python só surgiu porque me interessei demais ao ler sobre a linguagem, sua simplicidade, versatilidade, etc.

se voce gostou, faça ... tudo o que voce aprende, em algum dia lhe será util 

o sucesso vem com a experência

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...