Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Exercícios Vetores / Matriz


ayslangon

Pergunta

Olá pessoal, esse é meu primeiro post aqui no fórum, preciso de uma ajuda com os exercícios abaixo. Estou começando agora a usar a linguagem C++, queria saber se vocês podem me ajudar com esses programas. Até fiz aqui mas não deu muito certo.

 

1. Dado um vetor de N elementos, determine o Maior elemento e Menor elemento do vetor. No final do processamento exibir os resultados.

 

2. Dados dois vetores, um contendo a quantidade e o outro o preço de 20 produtos, elabore um programa que calcule e exiba os seguintes resultados:

- Faturamento
- Faturamento Total que corresponde a somatória dos Faturamentos
- Média dos Faturamentos
- Quantos Faturamentos estão abaixo da média calculada

 

3. Dado uma Matriz de ordem 3x3, calcule a somatória da diagonal principal bem como a média, no final exibir os resultados.

 

4. Dado uma matriz de ordem 3x3, identifique o elemento da posição, (Linha 3 e Coluna 1), multiplique a matriz por este elemento gerando uma matriz resultante, no final exibir a matriz bem como o elemento encontrado.

 

Desde já, agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Em 04/07/2017 at 12:06, ayslangon disse:

Olá pessoal, esse é meu primeiro post aqui no fórum, preciso de uma ajuda com os exercícios abaixo. Estou começando agora a usar a linguagem C++, queria saber se vocês podem me ajudar com esses programas. Até fiz aqui mas não deu muito certo.

 

1. Dado um vetor de N elementos, determine o Maior elemento e Menor elemento do vetor. No final do processamento exibir os resultados.

 

2. Dados dois vetores, um contendo a quantidade e o outro o preço de 20 produtos, elabore um programa que calcule e exiba os seguintes resultados:

- Faturamento
- Faturamento Total que corresponde a somatória dos Faturamentos
- Média dos Faturamentos
- Quantos Faturamentos estão abaixo da média calculada

 

3. Dado uma Matriz de ordem 3x3, calcule a somatória da diagonal principal bem como a média, no final exibir os resultados.

 

4. Dado uma matriz de ordem 3x3, identifique o elemento da posição, (Linha 3 e Coluna 1), multiplique a matriz por este elemento gerando uma matriz resultante, no final exibir a matriz bem como o elemento encontrado.

 

Desde já, agradeço a ajuda.

 

Cara o que eu posso te ajudar é passar uns codigos em que usei mas estão na Linguagem C , eles vao te ajudar a fazer a maioria das questões ai... é so você aplicar a lógica e tentar formular o código completo. Veja abaixo:

 

Código para ordenar vetor ( em ordem crescente ):

#include <stdio.h>

int main()
{
  int v[10];
  int i,j,temp;

  for( i=0; i<10; i++ ){		// Laço for onde acontece a reformulação do vetor em ordem crescente
      for( j=i+1; j<10; j++ ){
           if( v[i] > v[j] ){		// Para ordenar em ordem decrescente bastava mudar dentro do if para v[j] > v[i]
               temp = v[i];
               v[i] = v[j];
               v[j] = temp;
           }
       }
   }
  	
  return 0;
}

 

Código para multiplicação da matriz por um valor:

#include <stdio.h>

int main()
{
    int M[3][3] = {
        1,4,6,
        6,3,5,
        9,1,0,
    	};
    int MR[3][3];
    int i,j,total,valor;
  
  valor = M[3][1];    // Linha 3, Coluna 1 assim como especificado no seu exercicio.
  
  for(i=0; i<3; i++){
	for(j=0; j<3; j++){
          total = M[i][j]*valor;   // Acontece a multiplicação do elemento da matriz pelo que está sendo declarado pela variável "valor"
          MR[i][j]=total;
     }
   }
  	
  return 0;
}

 

Codigo da soma da Diagonal principal ( A média você desenrola ai que e bem facil de pensar ):

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{
    int M[5][5] = {
        1,4,6,3,6,
        6,3,5,7,4,
        9,1,0,0,2,
        3,1,0,8,6,
        2,5,8,9,0,
        };
    int SDP=0;
    int i;

    for(i=0;i<5;i++) SDP += M[i][i];
    
    return 0;
}

 

O resto é so pensar um pouco mais que da certo... a Questão 2 parece ser a maior... e eu não fiz nenhum exercicio sobre ela e atualmente estou sem tempo por causa do fim da etapa... mas se ajudar aqui tem o codigo de multiplicação de matrizes:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()	// Código que faz a multiplicação de duas matrizes e imprime elas na tela do computador.
{
    int MA[3][3] = {
        1,4,6,
        6,3,5,
        9,1,0,
        };
    int MB[3][3] = {
        1,4,6,
        2,4,5,
        4,6,7,
        };
    int MR[3][3];
    int i,j,k,total=0;

    for(i=0; i<3; i++){		// Laço for onde ocorre a multiplicação de matrizes
		for(j=0; j<3; j++){
			for(k=0; k<3; k++){
				total += MA[i][k] * MB[k][j];
			}
			MR[i][j]=total;
			total=0;
		}
	}

	printf("\n A Matriz A e:");
    for(i=0;i<3;i++){
        printf("\n   ");
        for(j=0;j<3;j++){
            printf("%d, ",MA[i][j]);
        }
    }

    printf("\n A Matriz B e:");
    for(i=0;i<3;i++){
        printf("\n   ");
        for(j=0;j<3;j++){
            printf("%d, ",MB[i][j]);
        }
    }

    printf("\n A Matriz R (M.A * M.B) e:");
    for(i=0;i<3;i++){
        printf("\n   ");
        for(j=0;j<3;j++){
            printf("%d, ",MR[i][j]);
        }
    }
    return 0;

}

 

Editado por JuanIBF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Em 04/07/2017 at 12:06, ayslangon disse:

Olá pessoal, esse é meu primeiro post aqui no fórum, preciso de uma ajuda com os exercícios abaixo. Estou começando agora a usar a linguagem C++, queria saber se vocês podem me ajudar com esses programas. Até fiz aqui mas não deu muito certo.

 

1. Dado um vetor de N elementos, determine o Maior elemento e Menor elemento do vetor. No final do processamento exibir os resultados.

 

2. Dados dois vetores, um contendo a quantidade e o outro o preço de 20 produtos, elabore um programa que calcule e exiba os seguintes resultados:

- Faturamento
- Faturamento Total que corresponde a somatória dos Faturamentos
- Média dos Faturamentos
- Quantos Faturamentos estão abaixo da média calculada

 

3. Dado uma Matriz de ordem 3x3, calcule a somatória da diagonal principal bem como a média, no final exibir os resultados.

 

4. Dado uma matriz de ordem 3x3, identifique o elemento da posição, (Linha 3 e Coluna 1), multiplique a matriz por este elemento gerando uma matriz resultante, no final exibir a matriz bem como o elemento encontrado.

 

Desde já, agradeço a ajuda.

Acesse https://www.youtube.com/channel/UCjtTVE2t7dby2lSKbWh0LpQ ,há videos falando de matriz ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152.1k
    • Posts
      651.8k
×
×
  • Criar Novo...