Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
Claudio Biasi

(Resolvido) Erro de autenticação na criação de BD no Windows 10

Question

Estou tentando usar o Postgres 10 no Windows 10, mas não consigo criar um banco de dados. Quando escrevo createdb e entro a senha que defini ao instalar o Postgres, recebo a mensagem "createdb: could not connect to database template1: FATAL:  password authentication failed for user "ccbia". A senha que devo entrar é de fato a que defini ao instalar o Postgres? Alguém pode dar uma dica sobre o que estou fazendo de errado?

9 answers to this question

Recommended Posts

• 0

voce criou  uma role de login chamada "ccbia"? porque o erro ta dizendo q a autenticacao falhou para esse usuario

• 0

Durante a instalação você define a senha do usuário "postgres", se você criou outro usuário depois deverá usar a senha que definiu ao criá-lo.

Abraços!

• 0

Olá.

Dr. House, não criei uma role de login. Meu usuário se chama ccbiasi e é Administrador. ccbia é uma forma truncada do usuário, que também aparece na minha pasta Users. Não conheço o conceito de role de login, apenas tenho uma senha associada ao meu usuário. O que é uma role de login? Devo criar uma para ser capaz de entrar minha senha?

Graymalkin, você tem toda a razão. Eu estava usando a senha errada, a do usuário postgres e não do meu usuário ccbiasi. Entretanto, entrei a senha do meu usuário e deu o mesmo erro...

Obrigado!

Abraços.

Edited by Claudio Biasi

• 0
2 minutos atrás, Claudio Biasi disse:

Olá.

Dr. House, não criei uma role de login. Meu usuário se chama ccbiasi e é Administrador. ccbia é uma forma truncada do usuário, que também aparece na minha pasta Users. Não conheço o conceito de role de login, apenas tenho uma senha associada ao meu usuário. O que é uma role de login? Devo criar uma para ser capaz de entrar minha senha?

Graymalkin, você tem toda a razão. Eu estava usando a senha errada, a do usuário postgres e não do meu usuário ccbiasi. Entretanto, entrei a senha do meu usuário e deu o mesmo erro...

Obrigado!

Abraços.

use esse comando:

createdb -h localhost -U postgres nomedobanco

Assim voce define que a role de usuario do banco a ser utilizado sera postgres. Como você não definiu nenhuma role, e provavelmente você ainda não configurou seu .pgpass, o  sistema procurou o usuario adm do SO. Mas ele tambem não tem uma role de login. Ou você usa o parametro -U nomedarole, ou você configura seu .pgpass. Não sei no windows como funciona, mas no linux, basta criar um arquivo de texto nomea-lo como pgpass e colocar essa informacao dentro do arquivo: 

*:5432:*:postgres:postgres

onde seria: ipdoservidor:posta:bancosdedados:usuario:senha.  onde tem * indica que sera qualquer ip e qualquer banco.

Espero q tenha ajudado

• 0
17 horas atrás, Dr. House disse:

voce criou  uma role de login chamada "ccbia"? porque o erro ta dizendo q a autenticacao falhou para esse usuário

15 horas atrás, Graymalkin disse:

Durante a instalação você define a senha do usuário "postgres", se você criou outro usuário depois deverá usar a senha que definiu ao criá-lo.

Abraços!

Obrigado!

Abraços.

• 0
1 minuto atrás, Claudio Biasi disse:

Obrigado!

Abraços.

se voce não criou uma role pro usuario ccbialgumacoisa, n adianta, não vai funcionar não.

faça do jeito q disse acima. deve resolver

• 0
9 minutos atrás, Dr. House disse:

use esse comando:

createdb -h localhost -U postgres nomedobanco

Assim voce define que a role de usuario do banco a ser utilizado sera postgres. Como você não definiu nenhuma role, e provavelmente você ainda não configurou seu .pgpass, o  sistema procurou o usuario adm do SO. Mas ele tambem não tem uma role de login. Ou você usa o parametro -U nomedarole, ou você configura seu .pgpass. Não sei no windows como funciona, mas no linux, basta criar um arquivo de texto nomea-lo como pgpass e colocar essa informacao dentro do arquivo: 

*:5432:*:postgres:postgres

onde seria: ipdoservidor:posta:bancosdedados:usuario:senha.  onde tem * indica que sera qualquer ip e qualquer banco.

Espero q tenha ajudado

Usei o comando como você disse e a senha funcionou! Usando o pgAdmin posso verificar que a base foi de fato criada. Entretanto, o arquivo .pgpass com o conteúdo sugerido não surtiu efeito. Talvez não funcione mesmo no Windows. Estes arquivos iniciados em . são mesmo típicos do Linux... Isso vai me permitir seguir adiante. Obrigado!

• 0

tlvz só porque ele não leu  o pgpass. eu não sei no windows como que fica nem como configura. So sei que o conteudo do arquivo é o mesmo. mas como fica o nome e onde fica, eu realmente não sei. tem mt tempo que não uso windows para programar. Mas que bom que conseguiu.

• 0

É bem provável que não tenha localizado o arquivo... Pelo que li em https://stackoverflow.com/questions/4472054/postgres-pgpass-windows-not-working, tanto o caminho quanto o nome do arquivo são diferentes no Windows. Passei agora meia hora vendo isso e ainda não consegui fazer funcionar. Mas vou dar prosseguimento ao projeto e retornar a esse ponto apenas caso seja necessário.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Cloud Computing

• Forum Statistics

• Total Topics
      148145
    • Total Posts
      643471
  • Create New...