Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Modelagem para BD na nuvem


Anderson Dums

Pergunta

Olá, estou modelando meu primeiro DB para a nuvem, onde existiram vários clientes acessando este BD e não quero que um cliente acesse os dados do outro, qual a melhor forma de modelar? Criar em todas as tabelas o campo de login e usar esse campo sempre em meus WHERE? Ou tem uma forma mais elegante? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá, desculpe ressuscitar este tópico,  no entanto pesquisei no fórum e aqui encontrei mais ou menos a base para minha pergunta. Sou novato, portanto desde já peço desculpas caso não consiga transmitir o cerne da minha dúvida. Estou desenvolvendo minha primeira aplicação web de grande porte (um sistema para muitos clientes [empresas] fazerem uso simultâneo).

Como nunca desenvolvi um sistema web para múltiplos clientes, gostaria de saber qual a forma mais elegante de modelar o problema. A seguir gostaria de mostrar 2 propostas. Uma minha e outra de um amigo profissional da área respectivamente.

  • Teria um módulo de cadastro desses clientes [empresas] contendo todas as informações individuais, credenciais de acesso em um único BD comum. Uma vez um novo cliente fosse cadastrado, a aplicação geraria um novo BD de movimentação exclusivo para aquele Cliente, objetivando isolar os dados não apenas a nível de chaves primárias, mas de estrutura física mesmo dentro do SGDB, possibilitando backups específicos de forma mais rápida e menor possibilidade de acessos indevidos entre clientes [empresas].
  • Ou controlar tudo, cadastros e movimentação de todos os clientes em um único banco de dados, com todos os dados "misturados" filtrados apenas por chave primária de cliente. (visão tradicional)

Não sei se consegui ser claro, mas desde já agradeço a atenção de todos. 

Editado por andregates
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...