• 0
Sign in to follow this  
Anderson Dums

Modelagem para BD na nuvem

Question

Olá, estou modelando meu primeiro DB para a nuvem, onde existiram vários clientes acessando este BD e não quero que um cliente acesse os dados do outro, qual a melhor forma de modelar? Criar em todas as tabelas o campo de login e usar esse campo sempre em meus WHERE? Ou tem uma forma mais elegante? Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

2 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Criar o campo de ID do login do cliente nas tabelas é uma forma inteligente. 

Não entendi o que você quiz dizer sobre "forma mais elegante"

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Olá, desculpe ressuscitar este tópico,  no entanto pesquisei no fórum e aqui encontrei mais ou menos a base para minha pergunta. Sou novato, portanto desde já peço desculpas caso não consiga transmitir o cerne da minha dúvida. Estou desenvolvendo minha primeira aplicação web de grande porte (um sistema para muitos clientes [empresas] fazerem uso simultâneo).

Como nunca desenvolvi um sistema web para múltiplos clientes, gostaria de saber qual a forma mais elegante de modelar o problema. A seguir gostaria de mostrar 2 propostas. Uma minha e outra de um amigo profissional da área respectivamente.

  • Teria um módulo de cadastro desses clientes [empresas] contendo todas as informações individuais, credenciais de acesso em um único BD comum. Uma vez um novo cliente fosse cadastrado, a aplicação geraria um novo BD de movimentação exclusivo para aquele Cliente, objetivando isolar os dados não apenas a nível de chaves primárias, mas de estrutura física mesmo dentro do SGDB, possibilitando backups específicos de forma mais rápida e menor possibilidade de acessos indevidos entre clientes [empresas].
  • Ou controlar tudo, cadastros e movimentação de todos os clientes em um único banco de dados, com todos os dados "misturados" filtrados apenas por chave primária de cliente. (visão tradicional)

Não sei se consegui ser claro, mas desde já agradeço a atenção de todos. 

Edited by andregates

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this