• 0
Sign in to follow this  
hzez

Algorítmo de comparação em Portugol - ínicio do curso

Question

Uma questão simples, mas que estou tendo dificuldades: inserir o tempo de corrida de 5 participantes e imprimir os 3 primeiros lugares [Portugol; favor, preferencialmente utilizar condicionais]

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Bom, já faz algum tempo que esse tópico foi criado e, provavelmente o hzez já encontrou a soluçao para o problema, porem, acho interessante deixar uma resposta afim de praticar e deixar registrado.

Acho que e mais ou menos isso que o hzez pediu... mas... eu pensei agora... e, acho que seria interessante criar uma soluçao para o caso de terem competidores com o mesmo tempo... por exemplo:

1- tempo: 3.34

2- tempo: 4.42

3- tempo: 4.98

4- tempo: 4.98

Assim, o algoritmo teria que identificar os tres melhores tempos e imprimir 4 competidores. Seria legal mas, no momento, estou com preguiça hehehe deixa pra depois...

// Algoritmo criado para ajudar membro do forum Script Brasil.
// Esse algoritmo recebe cinco valores ("tempos") de  cinco participantes diferentes e...
// imprime os tres menores tempos (em ordem crescente) na saida.
// Escrito por ThiagoD
Algoritmo "MostraMelhoresColocados"
Var
   TEMPOS : VETOR[0..4] DE REAL
   A,B : INTEIRO
   C : REAL
Inicio
   PARA A:=0 ATE 4 FACA // esse trecho vai repetir 5x e guardar o tempo de cada participante no vetor TEMPOS
      LIMPATELA
      ESCREVA("Digite o tempo do",A+1,"o Participante: ")
      LEIA(TEMPOS[A])
   FIMPARA
   PARA A:=0 ATE 3 FACA
      B:=A+1
      REPITA
         SE (TEMPOS[A]>TEMPOS[B]) então // se o tempo guardado no indice A for maior q o tempo do indice B
            C:=TEMPOS[A]                // o valor do indice A sera substituido pelo valor do indice B, e B recebera o valor de A
            TEMPOS[A]:=TEMPOS[B]        // mas, para isso, usaremos a variavel C para guardar temporaria mente o valor do indice A
            TEMPOS[B]:=C
         FIMSE
         B:=B+1
      ATE(B>4)
   FIMPARA
   LIMPATELA
   PARA A:=0 ATE 2 FACA// por fim, vamos imprimir os valores dos 3 primeiros indices na saida.
      ESCREVAL(A+1,"o Colocado - Tempo: ",TEMPOS[A])
   FIMPARA
Fimalgoritmo

Edited by ThiagoD
corrigir bug ocorrido na hora da postagem.