• 0
Sign in to follow this  
renanbg

CommitRetaining > Commit

Question

Estou pensando em mudar de CommitRetaining para Commit e gostaria de algumas dicas.

Hoje mantenho o transaction sempre ativo.

Com essa mudança, deverei deixa-lo inativo e fazer a chamada a cada inclusão, alteração e exclusão, mais ou menos assim?

if not trFisio.InTransaction then 
  trFisio.StartTransaction; 

... 
... 
Commit; 
Showmessage('ok');

9 answers to this question

Recommended Posts

• 0

simplesmente deixe no componente ZConnection a propriedade

TransactIsolationLevel = tiReadCommitted

na hora de salvar use:  ( exemplo )

begin

CDS_Cadprod.ApplyUpdates(-1);
        CDS_Cadprod.Refresh;

FMenu.ZConnection1.Commit;
        FMenu.ZConnection1.StartTransaction;

MessageDlg('REGISTRO SALVO! ', mtInformation, [mbOK], 0);
     end;

abraço

• 0

por default, a transação é sempre iniciada quando voce ativa a edição de um registro em uma tabela.

então utilize na hora da gravação do registro,  o comando ( Commit )  para finalizar a gravação e depois logo em seguida voce inicia novamente a transação ( StartTransaction )

não vai ter problema nenhum

abraço

• 0

Desculpa as duvidas, mas como sempre usei o commitretaining, estou um pouco perdido.

Tenho alguns cadastros, onde ao acessar a tela(oncreate), dou um select e trago um grupo de registros no dbgrid.

Ex:

Meu cadastro de convenios lista todos os convenios no dbgrid. Daí se eu for inserir/alterar, ao dar o commit, todos registros somem do dbgrid.

Nesses casos que eu estou um pouco perdido. 

Edited by renanbg

• 0

meu amigo, não sei qual é a sua forma de fazer programação, mas o usual é voce ter botões de inserir, alterar, excluir .... depois de uma dessas opções ter sido realizada, voce deve ter um outro botão para salvar e outro para cancelar a operação.

tudo vai depender de quais outros comandos serão executados depois do commit

no meu caso, depois do commit eu simplesmente limpo a tela .... não vejo necessidade de ficar aparecendo os registros, uma vez que a operação tenha sido finalizada.

abraço

• 0

No meu caso, tenho os botões que você citou é logo abaixo deles o dbgrid.

ao incluir, alterar ou excluir, o dbgrid já é atualizado para o usuário.

O problema do commit é que ele vai fechar a tabela e com isso o dbgrid vai ficar vazio pro usuário.

• 0

não vejo onde esta o seu problema, se depois do commit voce quer continuar mostrando os dados na tela, execute novamente a select inicial, quando voce ativa o Form

abraço 

• 0

Sim, de fato terei que fazer isso e ainda usar o bookmark para posicionar o cursor.

Achei mais trabalhoso usar commit ao invés de commitretaining.

Pensei no seguinte: Nestes forms onde os dados ficam sempre visiveis, usar o commitretaining e nos forms onde não listo os dados, usar o commit.

Você acha possivel fazer isso?

Neste caso devo configurar o IBTRansaction como TACommit ou TACommitRetaining, lá no object inspector?

• 0

Como já te passei, o select faz tudo e não é necessario usar o TBookMark ( com o tempo e experiencia voce vai aprender isso )

Se voce quer usar o usar o commitretaining e nos forms onde não lista os dados, usar o commit, voce até pode, mas não é uma boa pratica em programação.

Deixe a propriedade DefaultAction do componente como TACommit

abraço