Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida


Joenilson Pontes

Pergunta

Boa noite galera!

Venho até esse forum pedir uma ajuda a vocês, sou novo com essa nova linguagem Python e estou com uma dificuldade e fazer. Se alguém puder mim ajuda agradeço.

Alguém já fez algo parecido ?

                                                                                                                       Usina Hidráulica

As turbinas hidráulicas transformam a energia potencial da água armazenada em reservatórios em energia mecânica. As turbinas hidráulicas são extremamente eficientes, mas, como manipulam enormes quantidades de energia, pequenas perdas de eficiência são significativas. Por isso, existe uma constante preocupação com o aumento da eficiência. Em decorrência disso, você foi contratado para automatizar o acionamento das turbinas da Hidroelétrica Jirau, com o objetivo de melhorar a eficiência na produção e transmissão da energia. A turbina utilizada é do tipo bulbo, a mesma utilizada na Hidroelétrica Jirau e Santo António.

Considerando as demandas de geração de energia e o menor impacto ambiental, espera-se que você consiga programar o acionamento das turbinas de acordo com a demanda esperada para a próxima hora.

A Jirau possuí 45 turbinas de geração de energia, cada uma com uma produção variante de 75 MW, 71 MW e 67 MW, quando a eficiência está em 95%, 90% e 85%, respectivamente. A produção máxima por hora é de 3015 MW. As turbinas operam a 95% quando possuem de 1 a 15 turbinas abertas desde que estejam acionadas em grupos de até 5 turbinas com IO turbinas adjacentes desativadas. A 90% quando possuem de 16 a 30 turbinas abertas desde que estejam acionadas em grupos de até 3 turbinas com I turbina adjacente desativada. A 85% quando todas as turbinas estejam alinhadas de forma sequencial e não se aplicam as restrições anteriores. Não é possível definir eficiências diferentes para turbinas diferentes.

Contudo, alguns dias na semana são reservados para manutenção periódica das turbinas, nesses dias elas não podem ser acionadas. Além da manutenção periódica, existem as manutenções emergências, que são realizadas a qualquer momento. Para a manutenção periódica é realizada em um grupo de 5 turbinas por vez, com duração de 1 hora por turbina. A manutenção emergencial é realizada a qualquer momento, em uma única turbina, com duração de 1 hora. Em ambos os casos, para que seja realizada a manutenção deve-se desativar as turbinas adjacentes aquela que está sendo aplicada a manutenção.

O seu programa deve ler um arquivo do tipo TXT que possuí as entradas com 2 e 3 parâmetros. Neste arquivo, será apresentado as demandas referentes ao mês de consumo, dia a dia, hora a hora. Os estados definidos para a turbina são: A — Acionada; D — Desativada; M — Em Manutenção. O programa também deverá possuir um relógio interno para verificar a aplicação da manutenção.

Quando a linha possuir 3 parâmetros, o programa deve calcular a quantidade de turbinas que serão utilizadas e quais serão acionadas, em seguida deve-se imprimir o relatório com a data, hora final, produção de energia e estados das turbinas. O exemplo de entrada é:

Dia-Mês-Ano Hora:Minuto Demanda

01-01-2018 01:00 1000

Exemplo de saída:

Dia-Mês-Ano Hora:Minuto Produção EstadoDasTurbinas

01-01-2018 01:00 1005 AA A           A A                   A A A AD D D D D D D D D D D

DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

Quando a linha possuir 2 parâmetros, sendo o primeiro do um número e o segundo uma letra, o programa deve realizar a ação indicada, essa ação tem a implicação direta na ação de produção anterior, a ação poderá ser de Acionamento manual (A), Desativação manual (D), ou de Manutenção emergencial (M). A ação de produção anterior a linha deve ser refeita de acordo com novo estado das turbinas que poderão, ou não poderão, serem utilizadas. Exemplo de entrada:

Turbina Ação IOD

Exemplo de Saída:

01-01-2018 01:00 1005 DDDDDDDDDD AAA AAA AAAAAAAAAD DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

Quando a linha possuir 2 parâmetros, sendo os dois números, o programa deve realizar a manutenção periódica nas turbinas. Caso necessário, deverá ser recalculado a produção de energia da linha anterior, e as turbinas que estão em manutenção não poderão ser acionadas nas próximas horas, o programa deverá calcular o tempo de manutenção. Os parâmetros são referentes a turbina de inicial e a turbina final que estarão em manutenção, o programa também deverá desativar as turbinas adjacentes do grupo que estará em manutenção, sendo a hora inicial da manutenção a hora referente a

última produção de energia. Exemplo de entrada:

Inicial Final

11 15

Exemplo de saída:

01-01-2018 01:00 1005 D D D D D D D D D M MM M M M M AA A A

AAAAAADDDDDDDDDDDDDD

Editado por Joenilson Pontes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...