Sign in to follow this  
El Guerrero

Calendários para 2019

Recommended Posts

O Inkscape, além de ser um ótimo editor gráfico vetorial (e gratuito!) vem com uma função muito legal que te permite gerar um calendário. Como 2019 está chegando, resolvi fazer um. Distribuí o arquivo para alguns amigos e familiares...e vi que seria uma boa idéia distribuir para mais pessoas.

Então, editei o calendário em várias versões (quem quiser saber maiores detalhes, veja no final desta postagem) e estou disponibilizando para download. Para baixar, clique aqui.

Os arquivos estão zipados e será necessário descompactá-los em um computador que possua Windows ou Linux (ou outro sistema operacional que faça isso). A pasta contém quatro arquivos em formato pdf, conforme segue:

• cld2019_01.pdf - Este arquivo contém um mês por página. É o maior, números grandes e bem legíveis;
• cld2019_02.pdf - Contém dois meses em cada página. Um pouco menor do que o anterior;
• cld2019_03.pdf - Menor ainda: aqui serão quatro meses por página;
• cld2019_04.pdf - Todos os meses do ano em uma única página.

Configurei todos de modo a serem impressos em folhas de tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), na orientação paisagem, com margens de 1 cm de cada lado. Se você utilizar folhas com outras medidas, talvez seja necessário ajustar as artes nos arquivos. Atenção: mesmo imprimindo em A4, é aconselhável configurar a impressora para usar margens de 1cm de cada lado, antes...ou o calendário sairá menor do que o planejado.

Para quem quer mais detalhes: eu gerei um calendário seguindo as instruções deste tutorial. No meu caso, eu desmarquei a opção "Prencher dias vazios com dias de meses vizinhos", em "Configurações". As cores eu defini antes, conforme o autor do tutorial aconselha. Você deverá informar o código html da cor desejada.  Neste site você poderá consultar três tabelas de cores: escolha as que gosta, não esquecendo de copíar o código, claro.

Infelizmente não é possível configurar certas coisas no calendário, antes dele ser gerado. Os feriados, por exemplo, precisam ser marcados depois, bem como a descrição deles, na base de cada página. A mesma coisa se você desejar mudar as fontes e cores das letras e números ou adicionar detalhes como bordas ou outros elementos decorativos. Aí você precisará possuir uma maior conhecimento do Inkscape...

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this