Sign in to follow this  
El Guerrero

Calendários para 2019

Recommended Posts

O Inkscape, além de ser um ótimo editor gráfico vetorial (e gratuito!) vem com uma função muito legal que te permite gerar um calendário. Como 2019 está chegando, resolvi fazer um. Distribuí o arquivo para alguns amigos e familiares...e vi que seria uma boa idéia distribuir para mais pessoas.

Então, editei o calendário em várias versões (quem quiser saber maiores detalhes, veja no final desta postagem) e estou disponibilizando para download. Para baixar, clique aqui.

Os arquivos estão zipados e será necessário descompactá-los em um computador que possua Windows ou Linux (ou outro sistema operacional que faça isso). A pasta contém quatro arquivos em formato pdf, conforme segue:

• cld2019_01.pdf - Este arquivo contém um mês por página. É o maior, números grandes e bem legíveis;
• cld2019_02.pdf - Contém dois meses em cada página. Um pouco menor do que o anterior;
• cld2019_03.pdf - Menor ainda: aqui serão quatro meses por página;
• cld2019_04.pdf - Todos os meses do ano em uma única página.

Configurei todos de modo a serem impressos em folhas de tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), na orientação paisagem, com margens de 1 cm de cada lado. Se você utilizar folhas com outras medidas, talvez seja necessário ajustar as artes nos arquivos. Atenção: mesmo imprimindo em A4, é aconselhável configurar a impressora para usar margens de 1cm de cada lado, antes...ou o calendário sairá menor do que o planejado.

Para quem quer mais detalhes: eu gerei um calendário seguindo as instruções deste tutorial. No meu caso, eu desmarquei a opção "Prencher dias vazios com dias de meses vizinhos", em "Configurações". As cores eu defini antes, conforme o autor do tutorial aconselha. Você deverá informar o código html da cor desejada.  Neste site você poderá consultar três tabelas de cores: escolha as que gosta, não esquecendo de copíar o código, claro.

Infelizmente não é possível configurar certas coisas no calendário, antes dele ser gerado. Os feriados, por exemplo, precisam ser marcados depois, bem como a descrição deles, na base de cada página. A mesma coisa se você desejar mudar as fontes e cores das letras e números ou adicionar detalhes como bordas ou outros elementos decorativos. Aí você precisará possuir uma maior conhecimento do Inkscape...