Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Script para renomear atalho da Área de trabalho que está em um local diferente

Question

Bom dia, tenho a seguinte situação: gostaria de criar um script para renomear um arquivo da área de trabalho, porém a pasta do usuário "Área de Trabalho" pode estar em um local diferente do padrão em diversas ocasiões, exemplo: D:\Desktop, ou D:\Users\Usuário\Desktop. 

Estou usando o Windows 7 SP1 64bits, mas gostaria que o script funcionasse no Windows 7, 8 e 10 se possível.

Se o Desktop estivesse na pasta padrão, eu usaria o seguinte dentro de um arquivo bat:

ren "%userprofile%\Desktop\Ashampoo.lnk" "Gravar CD-DVD.lnk"

Porém, o comando %userprofile%\Desktop não localiza a pasta Desktop, caso a mesma tenho sido alterada o caminho.

Usando o comando: >> Iniciar / Executar, comando: shell:UsersFilesFolder/Desktop acesso a pasta Desktop, independente de onde ela esteja. Porém o comando só é aceito na caixa executar do windows, dentro do prompt de comando não aceita. Então nesse caso acredito que precisaria criar um script usando o powershell, é possível? Gostaria que fosse que nem um bat, só dar 2 cliques e ele renomear o atalho pra mim, localizado no Desktop do windows.

Obrigado.

1 answer to this question

Recommended Posts