Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Atualizar dados de um campo de uma tabela conforme campo de outra tabela

vinyipa

Question

Boa tarde Pessoal !!!
Estou começando ainda a me aventurar com programação em php e bd mysql. É o seguinte tenho um sistema de vendas em php onde criei um novo campo na tabela de clientes onde ficará armazenado a data da ultima venda realizada para esse cliente, agora preciso pegar essa informação de um campo de uma outra tabela que seria a tabela de atendimentos. O problema é que nessa tabela podem ter vários atendimentos para os clientes, então preciso pegar apenas a data do ultimo atendimento com venda para cada cliente correspondente da tabela de cliente. Alguém consegue me orientar com algum script para tal necessidade???

4 answers to this question

Recommended Posts

• 1

Tente assim, ajustando o código abaixo as suas necessidades.

update clientes c
inner join (select idcliente, max(dt_ultimavenda) as dt_ultimavenda
            from atendimentos 
            where vendeu = 1
            group by idcliente
           ) a on a.idclente = c.idcliente
set c.dt_ultimavenda = a.dt_ultimavenda
where c.dt_ultimavenda < a.dt_ultimavenda

• 0
17 horas atrás, vinyipa disse:

O problema é que nessa tabela podem ter vários atendimentos para os clientes, então preciso pegar apenas a data do ultimo atendimento com venda para cada cliente correspondente da tabela de cliente.

Para pegar a data do último atendimento você tem algumas opções.

1 - se a tabela de atendimentos tem um id único, basta selecionar  max(IdAtendimento) WHERE idCliente = xxx. Onde xxx é o id do cliente que você quer. Isto te dará o atendimento mais atual para este cliente.

2 - ainda seguindo a primeira opção você pode fazer um select buscando o campo idAtendimento WHERE idCliente = xxx order by idAtendimento limit 1. que retornará somente um registro dentro do filtro que você deseja.