Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
ivamarfilho

Dúvida

Question

Boa noite,

Criei um formulário de Cadastro de Clientes onde o mesmo ao iniciar sempre me retorna dados que já foram cadastrados no banco de dados:

image.png.8673e9d25940f73d897106aad3d9f137.png
O meu problema em questão é que preciso que ele abra sem dados ao executar pela primeira vez, ou seja, apenas uma vez sempre que inicio o sistema. 

Utilizei o comando abaixo, porém ele não é útil para o meu propósito:

DoCmd.GoToRecord , , acNewRec

Pois quando localizo um cadastro no formulário localizar, preciso que o dados sejam mostrados no mesmo formulário a cima e esse comando sempre limpa os dados.

Estou engatinhando no Access, desde já agradeço qualquer ajuda.

Edited by ivamarfilho

8 answers to this question

Recommended Posts

• 1

O meu problema em questão é que preciso que ele abra sem dados ao executar pela primeira vez, ou seja, apenas uma vez sempre que inicio o sistema

Voce pode deixar a Tabela fechada quando iniciar o sistema e depois  que executar o Localizar ou Imprimir é que voce abre a tabela para que os dados sejam mostrados.

abraço

• 0
5 horas atrás, Alyson Ronnan Martins disse:

Boa noite.

Não entendi o seu objetivo no formulário.

Teria um tempo para explicar as suas ideias separaas.

Boa noite, tenho sim!

1. A ideia é que eu utilize um comando que limpe os dados dos campos somente na primeira vez ao abrir/iniciar o sistema;

2. Mostrar os dados que foram pesquisados do formulário buscar clientes no formulário de cadastro(Isso ele já faz com sucesso!);

Obs: O que acontece é que se eu utilizar esse comando DoCmd.GoToRecord , , acNewReci no formulário de cadastro, eu não vejo mais a informação do item 2, pois o mesmo limpa os dados sempre.

• 0
36 minutos atrás, Alyson Ronnan Martins disse:

Boa noite.

Teria como postar o arquivo para ver ele?

Seria esse? 

Option Compare Database

Private Sub CMD_IMPRIMIR_Click()
'Abrir relatório atual
   DoCmd.OpenReport "RLT_CLIENTES", acViewPreview
End Sub

Private Sub CMD_LOCALIZAR_Click()
'Abrir formulário buscar clientes
   DoCmd.OpenForm "FRM_BUSCAR_CLIENTES"
'Fechar formulário buscar clientes
   DoCmd.Close acForm, Me.Name, acSaveYes
End Sub

Private Sub CMD_NOVO_Click()
'Ir para novo registro
   DoCmd.GoToRecord , , acNewRec
End Sub

Private Sub CMD_SAIR_Click()
'Fechar janela atual
   DoCmd.Close acForm, Me.Name, acSaveYes
End Sub

Private Sub CMD_SALVAR_Click()
'Salvar Registro e tratar erro
  On Error Resume Next
  DoCmd.RunCommand acCmdSaveRecord
End Sub

Private Sub Form_AfterUpdate()
'Mensagem de confirmação
  MsgBox "Cadastro efetuado com sucesso!", , "Cadastro"
End Sub

Private Sub Form_BeforeUpdate(Cancel As Integer)
'Mensagem de confirmação
  If MsgBox("Deseja confirmar o cadastro?", vbOKCancel, "Atenção!") = vbCancel Then
    Cancel = True
  End If
End Sub

Private Sub Form_Load()
'Foco na caixa nome
   Me.Nome.SetFocus
End Sub

• 0
Em 25/03/2020 em 10:24, Jhonas disse:

O meu problema em questão é que preciso que ele abra sem dados ao executar pela primeira vez, ou seja, apenas uma vez sempre que inicio o sistema

Voce pode deixar a Tabela fechada quando iniciar o sistema e depois  que executar o Localizar ou Imprimir é que voce abre a tabela para que os dados sejam mostrados.

abraço

Obrigado pela dica! O problema é que não sei ainda como aplicar isso na prática, porém a teoria entendi perfeitamente.. de qualquer forma agradeço.

Me perdoem ao editar acabei fazendo várias citações em uma única resposta. Nunca usei Forum.

• 0

Voce programa de uma maneira diferente, mas a lógica é sempre a mesma.

1 - Quando voce inicializa o programa, voce deve abrir somente a tabela que tem os dados de senha ( se voce usar senha ) e as demais tabelas permanecem fechadas.

2 - No menu, quando voce escolhe uma opção e abre um formulario, no envento onde ativa o formulario voce deixa as tabelas desse formulario fechadas .

3 - Se por exemplo, voce quer Localizar um registro da sua Tabela.... então voce vai clicar no botão < Localizar >  desse formulário e no evento Click do botão, voce vai colocar os comandos para receber a variavel com o valor de um componente Texto

Depois passa esse conteudo para um parametro dentro de um comando do Access  e somente depois disso é que voce ativa a tabela, para que o registro seja localizado e mostrado nos campos do formulário.

Essa lógica vale  para o Imprimir ou  excluir um registro da sua tabela.

A lógica independe do tipo de banco de dados que voce esteja usando... só muda a maneira como voce usa os comandos. 

Veja esses exemplos

https://www.google.com.br/search?ei=gxR-XtfRNcCz5OUPpYargA4&q=cadastro+de+clientes+access+download&o que=cadastro+de+clientes+ac&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQARgBMgIIADICCAAyAggAMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB46BAgAEEdQmtwxWIzfMWD29zFoAHACeACAAYwBiAGQApIBAzAuMpgBAKABAaoBB2d3cy13aXo&sclient=psy-ab

abraço