Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Capturar em um select o valor de soma de coluna feito em outro select

Question

Será que estou fazendo certo?

//Objetivo : fazer update de um resultado de uma soma anteriormente feita  na mesma tabela.
                                //tbresult é uma tabela normal criada em tempo de execução.
                                //Tem 3 registros com ocorrencias de idNC = 27 na tabela tbresult
                                //Criei uma tabela temporaria so para armazenamento de valor da soma porque SQLite não declara procedure.

procedure TfLISTA.calcula(Sender: TObject);
begin

//CRIO A TABELA VIRTUAL TEMPORARIA QUE USO SO PARA ARMAZENAR A SOMA:
         Dtm.ZQryResult.sql.clear;
         Dtm.ZQryResult.sql.add('CREATE TEMP TABLE IF NOT EXISTS tbtempor(totcoluna FLOAT); ');
         Dtm.ZQryResult.ExecSQL;

with Dtm.ZQryResult do          //Faco tudo nesta  nesta Query
       begin;

close;
                                      //FACO A SOMA CRIANDO UM CAMPO ALIAS
                sql.clear;
                sql.add('SELECT id,idNC, SUM(valorX)   AS  total    FROM   tbresult WHERE idNC = 27 ;');
                open; //Ok

//ARMAZENO A SOMA NA TBTEMPORARIA:

sql.clear;                                                                     //VALUES(totcoluna)
                sql.add('INSERT OR REPLACE INTO tbtempor VALUES(SELECT total FROM tbresult WHERE idNC = 27); ');
                ExecSQL; //Ok com um valor fixo ex...values(1234)  mas com a expressao do sub select acima não vem nada

//TENTO FAZER UPDATE DO RESULTADO DA SOMA  (que já deve esta na tbtempor)    NA COLUNA TOTAL(já existente e não virtual e nem como alias)     DA    TBRESULT

sql.clear;                         
                sql.add('UPDATE tbresult SET total = (SELECT totcoluna FROM tbtempor) WHERE idNC = 27;');
                ExecSQL;

//SELECT DE VISUALIZACAO NO GRID
                sql.clear;
                sql.add('select * from tbresult; ');
                open;

end;//QueryResult

end;//Procedur

//RESUMINDO: Se eu colocar um valor VALUES(1234) O GRID TRAZ
                        MAS SE EU COLOCAR: VALUES(SELECT total FROM tbresult WHERE idNC = 27) na TBTEMPOR,  
                        não VEM NADA.

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0
Posted (edited)

Bem.... então eu mesmo respondo a questão:

procedure TfLISTA.calcula(Sender: TObject);
begin

//CRIO A TABELA VIRTUAL TEMPORARIA QUE USO SO PARA ARMAZENAR A SOMA:
    Dtm.ZQryResult.sql.clear;
    Dtm.ZQryResult.sql.add('CREATE TEMP TABLE IF NOT EXISTS tbtempor(totcoluna FLOAT); ');
         Dtm.ZQryResult.ExecSQL;

with Dtm.ZQryResult do          //Faco tudo nesta  nesta Query
       begin;

close;

-----------------------------------------------ELIMINO  O BLOCO ABAIXO------------------------------------------------

Não é nescessário porque eu faço a soma aonde eu preciso (no caso na inclusao da tbtempor)

e o campo alias não servira para pegar de outro select.

//FACO A SOMA CRIANDO UM CAMPO ALIAS total
       //   sql.clear;
       //  sql.add('SELECT id,idNC, SUM(valorX)   AS  total    FROM   tbresult WHERE idNC = 27 ;');
      //   open;

-------------------------------------FACO A SOMA AQUI MESMO COM valorX-------------------------------------------

//ARMAZENO A SOMA NA TBTEMPORARIA:

sql.clear;                                                                 
sql.add('INSERT OR REPLACE INTO   tbtempor  (totcoluna)   VALUES ((SELECT SUM(valorX)   FROM   tbresult WHERE idNC = 27)); ');

----------------FAÇO UPDATE  NA COLUNA TOTAL JÁ EXISTENTE  NA  TBRESULT --------------------

sql.clear;                         
 sql.add('UPDATE tbresult SET total = (SELECT totcoluna FROM tbtempor) WHERE idNC = 27;');
                ExecSQL;

---------------------------------- OK  AGORA É SÓ VISUALIZAR --------------------------------------------------------------
                                                    //SELECT DE VISUALIZACAO NO GRID
                sql.clear;
                sql.add('select * from tbresult; ');
                open;

end;//QueryResult

end;//Procedur

//RESUMINDO:  Um campo criado como ALIAS não serviria para calculo porque ele só processa no próprio select ativo.

Para quem esta iniciando como eu fica ai a dica do erro.

Edited by Lazaruz
gramatica