Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Banco de dados para acessar via internet

tatinaraujo

Question

Bom dia, vamos do início, sou iniciante em programação, em processo de aprendizado...

Estou tentando desenvolver um software para a empresa da família e já aprimorar meus conhecimentos.

Vou usar o Delphi para desenvolver o software em si e preciso de ajuda quanto ao banco de dados, vou tentar resumir o que preciso para melhor entendimento. É um software onde os vendedores irão trabalhar apenas em home ofice, o exe estará no notebook de cada vendedor e precisava de uma solução para o banco de dados possa ser acessado via internet, sendo que não tenho nenhuma máquina para ser o servidor, ou seja precisaria que funcionasse ou em um hostpost ou em núvem, não sei nem se isso é possível e se for qual o banco de dados deveria usar, conseguiria usar os que já conheço como Interbase ou Firebird, e se isso for possível, como faria essa ligação entre o software e o banco de dados.

Lembrando que sou iniciante e preciso de explicações mais simples e queria algo que não me acarretasse custos, ou que os custos fossem os mais baixos possíveis.

Desde já agradeço a ajuda!

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

O banco de dados que voce pode usar é o MYSQL, que a maioria dos provedores de internet já tem. ( mas voce pode pesquisar por outros tipos e que tenham acesso pelo delphi )  

Obs: procure por um provedor na internet ( preços variam a partir de R$ 10 ao mês )

Nesse Provedor voce vai criar as suas tabelas com os referidos tipos e tamanhos dos campos. o provedor deve dar acesso ao banco de dados remotamente.  ( voce deverá ter algum conhecimento no uso do PHP Admin ou outro tipo de gerenciador de banco de dados do provedor )

O componente do delphi usado para acessar o banco via internet é o Zeos ( voce pode baixar os componente - gratis - da internet ) ....  todas as suas tabelas deverão usar esse componente.

A conexão  é super simples ( apenas 2 linhas de comando no componente de ligação )

Entretanto, o fluxo de dados deve ser o mais limitado possivel. Isso porque se voce tentar carregar, por exemplo, 1000 registros de uma tabela para o dbgrid, dependendo da conexão da internet, isso pode levar muito tempo ( varios minutos )

Então, o melhor é reduzir a quantidade de registros, ao total de linhas que o dbgrid mostra na tela.

Se voce já tem um programa pronto, basta alterar os componentes de acesso e talvez alguma linhas de programação.

Outro ponto a se levar em conta é a proteção dos seus dados... dependendo do provedor voce não terá segurança dos mesmos.

Leve em consideração tambem o seu sistema de backup ... se os seus vendedores vão trabalhar em rede ( isto é, usando as mesmas tabelas )  faça uma programação para esse tipo de situação.

Faça tambem rotinas para ficar monitorando a internet, caso contrario o programa vai ficar parado sem apresentar o problema.

Espero que tenha esclarecido algumas de suas dúvidas..

abraço