Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Macro para Transpor tabela de coluna para linhas


igormacedo

Pergunta

Olá,
Para quem puder me auxiliar, estou tentando montar uma macro e acionar por um botão para que faça o seguinte:

• Pegar as informações de uma tabela simples e transpor os dados como nos exemplos.
• Como essa tabela é dinâmica o número de colunas pode variar assim como as linhas.
• A intenção é que cada cabeçalho da coluna entre novamente como título das linhas que estão na sequência.

Tabela Original

tabela01.jpg.3aa80fd9347f5c4777b2886f2673a645.jpg

 

Tabela com dados transpostos

tabela02.jpg.22d2e9ee9598ef842aad29ea076d0875.jpg

 

Alguém pode me sugerir como fazer isso? Desde já, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1

oi, boa noite, eu consigo te ajudar, pode ser feito com o gravador de macros e em seguida ajustar os loopings, porém é importante saber se existem células vazias, pois a macro normalmente é feita para terminar o looping quando encontra uma célula vazia. quer dizer que se no meio tem uma célula vazia vai dar problema.

 

Se puder, mande o arquivo de excel para avaliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1

 oi, acabei de finalizar a planilha e o video explicando como fazer 

uma pena que o audio ficou uma porcaria 😞

 

na descrição do video tem o link para baixar a planilha também

espero ter ajudado e se der qualquer problema me avisa .

Editado por Curso de Excel Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1

obrigado pelo retorno positivo Igor e fico muito contente que tenha dado certo, lamentavelmente o som do video ficou péssimo, acho que foi ontem quando sai da mesa e esqueci de tirar o mic da lapela KKKK 

 

Aproveite para acessar e assinar meu novo canal no youtube 

http:\\cursodeexcelgratis.com.br\canal

Editado por Curso de Excel Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Curso de Excel Grátis Boa noite,

Explicando com mais detalhes.
• A primeira linha de cada coluna não terá espaços vazios.
Sempre terá informação mas pode variar a quantidade de colunas. Acredito que com uma seleção de toda a primeira linha por uma expressão semelhante a essa Range("A1").End(xlToRight) a parte de contagem do número total de colunas seja viável e facilite o restante da macro.
• Cada informação em sua respectiva coluna nas linhas seguintes terão células vazias.

Segue uma imagem mais detalhada. O arquivo em excel não consegui upar aqui, mas é qualquer informação como na imagem, vou colocar o texto em CSV para auxiliar.

Dados
tabela03.jpg.efd7349e4cb60ddf806c59322c279023.jpg

 

Resultado Desejado
tabela04.jpg.d26455fb54e402705edd3f2d65efbad5.jpg

 

Nome,Idade,Tipo,Valor,Nota,PGTO
Marcos,20,Coletor,10,casa,Boleto
Alice,40,Vendedor,40.8,,Cartao
Juliano,80,Cliente,25,apto 55,Dinheiro
Maria,30,Cliente,35.5,,Boleto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Curso de Excel Grátis Olá. Muito obrigado e parabéns pelo vídeo, era exatamente isso!

Sua forma de explicação gravando cada passo das etapas desejadas para a macro são excelentes para iniciantes, como eu. Assim o entendimento do que de fato é feito ajuda a aprender mesmo. Essa forma de depurar é muito eficiente.

A junção de cada etapa com call, do while e loop que fazem toda a diferença pra mim. Eu não sabia como referenciar as subs.

• A única mudança que precisei fazer foi colocar o nome personalizado da minha planilha na sub SelecionarPlanilha1
 

Sub SelecionarPlanilha1()
    Sheets("NomePersonalizadoAqui").Select
End Sub

Estou elaborando uma planilha que faz algumas formatações simples e exportações, assim que estiver mais robusta compartilharei aqui.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...