Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Tabela Múltipla, Array ou Json?


Frank K Hosaka

Pergunta

Eu tenho um produto chamado Melancia com o código 924, e pretendo criar um "novo" produto baseado na Melancia, vou chamar de Melancia 1/4, vamos supor que o MySQL vai atribuir o código 7517 para o novo produto.

O problema da Melancia é que o preço sempre flutua toda vez que o presidente da Petrobas é demitido, toda vez que os jornalistas descobrem um novo esquema de superfaturamento na compra de caminhão de lixo ou porque alguém desistiu de comprar o Twitter, enfim, vamos supor que o preço da melancia caiu de R$ 5,00 para R$ 4,00, como é que vou lembrar que preciso corrigir o custo do produto 7517?

A minha primeira opção é criar uma Tabela Múltipla com o código principal, o código vinculante, e o fator de conversão. No nosso caso, seria 924, 7517, 4. E pediria para o PHP olhar a tabela e corrigir o custo dos produtos vinculados.

A segunda opção é não criar nenhuma tabela, e usar a própria tabela de produtos e buscar um campo ocioso. No meu caso, eu tenho um campo chamado Código do Produto do Fornecedor que abreviei como codforn, ele nunca vai ser usado quando criar um produto vinculado a outro. Nesse caso, estava pensando em colocar o Json que é mais fácil de digitar que o Array.

A ideia é disparar um gatilho quando o custo de um item for alterado, e pedir para o PHP verificar se tem um produto vinculado no meio do caminho.

A terceira opção eu usei no MS Access, deu certo, mas não sei se vai funcionar no MySQL. No MS Access, eu cadastrei o custo do produto 7517 como "F(924)", é uma bela gambiarra, mas não tenho coragem de usar no MySQL. Em teoria dá para fazer essa gambiarra, no MS Access eu tinha o VBA para dar vida para a minha gambiarra, no caso do MySQL eu tenho o PHP.

Finalmente, eu apresento um código onde mostra a diferença entre o Json e o Array:

 

<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
<?php
$json = '{"cod":924,"conv":4}';  // $array = array("cod" => 924, "conv" => 4);
$obj = json_decode($json);       // extract($array);
$cod = $obj->cod;                // 
$conv = $obj->conv;              // 
echo "Código $cod Conversão $conv";
?>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...