Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Crônica] Quanto eu posso gastar hoje?


Frank K Hosaka

Pergunta

Hoje eu tenho R$ 1.212,00 no banco, R$ 64,90 no cartão de crédito e uma estimativa no condomínio de R$ 401,36.

Para fazer o cálculo de quanto posso gastar hoje, eu uso o programa Excel assim: =(Banco-Cartão-Previsão)/30, ou seja, R$ 24,86, isso é o que posso gastar hoje, de acordo com o programa Excel. O Excel é um programa fantástico, o único problema é que ele faz parte do pacote Microsoft Office 365, é um programado alugado, e eu paguei R$ 449,00 em setembro de 2021, e eu não tenho a menor ideia de onde vou arranjar o dinheiro para renovar o aluguel em setembro desse ano. Para a minha sorte, eu encontrei o professor Guanabara no YouTube, e ele me ensinou a instalar o WampServer no Windows, sem pagar nada. Dentro dele, encontrei o MySQL.

O MySQL é um programa muito chato. No Excel, eu posso escrever 8,80 que é o preço de 2 passagens do Metrô SP. No MySQL, ele só aceita o 8, os centavos ele joga fora. Eu aprendi que o MySQL só aceita a notação americana, ele não aceita a notação brasileira. Para resolver isso, o professor Guanabara me ensinou a usar um outro programa do pacote WampServer, é o PHP. Eu posso usar  a notação brasileira, e o PHP grava o valor no MysQL na notação americana.

O mês de setembro está chegando e tudo indica que vou perder o direito de uso do Excel. No PHP, eu já aprendi a lançar os valores do banco. Já o cartão de crédito, esse é bem complicado. O meu professor de contabilidade disse que eu posso usar o "regime de competência", ou seja, debita a despesa e credita a obrigação. Já o PHP não importa se você usa o "regime de competência" ou o "regime de incompetência". Para mim, o "regime da incompetência" é bem melhor e mais útil, ou seja, eu credito a obrigação e debito a despesa, mas não no dia que a despesa  aconteceu mas no dia do vencimento do cartão. Assim, eu obrigo o PHP a fazer dois balancetes, um é mensal, e o outro abrange todo o ano, tudo para comparar o valor da minha obrigação com o valor estipulado pela operadora do cartão.

Enfim, o PHP não é nem melhor nem pior que o Excel, mas é tudo o que vai restar para mim se eu não conseguir o dinheiro do aluguel.

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1

Por quê não usa o excel gratuito da google?

Aparentemente são só benefícios.
É colaborativo (pode-se convidar outras pessoas pra editar a planilha simultaneamente)
Vais ter um backup automático e gratuito na nuvem

https://docs.google.com/spreadsheets

Editado por lowys
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não encontrei no Microsoft Store uma versão desktop do Google Documents, tudo indica que se trata de um documento de nuvem, e não de desktop. Eu abri uma planilha do Google, e não achei nada que pudesse conectar a planilha ao MySQL do meu notebook. Por enquanto, eu uso o Excel para verificar se as informações que eu tenho estão de acordo com o que está no MySQL.

Por exemplo, eu informo ao Excel que o meu cartão de crédito está em R$ 70,00. O Excel olha o MySQL e depois ele me informa se o valor bate ou não.

Se eu não conseguir o dinheiro do aluguel, vou ter que passar o serviço para o PHP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...