Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

A mágica do spl_auto_register

Frank K Hosaka

Question

Ontem o Omar do iMaster me apresentou a função spl, ele é ótimo para quem está estudando MVC. Ele é mais ou menos assim:

function my_autoloader($class){include 'model/'.$class.'.php';}
spl_autoload_register('my_autoloader');

Eu hospedei o código no index.php. Se você for tentar chamar uma classe assim $produto=new produto() e se ele não encontrar a classe, nesse caso, o PHP vai procurar a solução no spl_autoload, nesse caso particular ele vai procurar o arquivo model/produto.php.

Eu gostei dessa função, assim eu fiquei imaginando em usar a função para abrir um arquivo da pasta view, por exemplo, o viewMenu. O viewMenu não é uma classe, mas sim um formulário. Mesmo assim, o truque funciona, assim:

function my_autoloader($class){
	if(substr($class,0,4)=="view"){
		require 'View/'.$class.'php';}
spl_autoload_register('my_autoloader');

Para fazer funcionar, eu escrevi $view=new viewMenu( ). E funcionou!

Esse é um recurso super bacana, bem como as constantes do define('constante','valor'). O problema é que o ciclo de vida deles é bem curto. Qualquer solicitação post ou get acaba com a vida deles. O mesmo drama acontece com as classes do MVC.

Pesquisei um pouco mais o PHP e ouvi dizer que existe uma extensão chamada phpize que dá vida a essas mágicas para todos os módulos do PHP, mas na hora de procurar na internet, eu não achei a extensão para o Windows.

Além de não achar a extensão, eu descobri que a função right( ) e left( ) não funcionam no meu código, apesar da versão ser 8.2. Eu tive que trocar por substr($variavel,0,4) para os primeiros quatro caracteres da esquerda e substr($variavel,-4) para os quatro últimos caracteres da direita.

Enfim, não me resta outra escolha senão continuar com a minha improvisação, usar a minha imaginação para dar mais vida a uma variável local o máximo que eu puder.

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet