Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Instalar O Linux Num Hd Que Ja Tem Windows?


edgar2000br

Pergunta

Oi PessoALL,

Eu tenho um HD de 80 GB e queria particiona-lo e colocar o linux nele também.

Hj eu tenho o windows XP pro, e queria colocar um linux também.

Eu já fiz isso a um tempo atras com o partition magic e instalei o linux Mandrake, porem não lembro mais como faz.

Serah q alguém pode me ajudar?

E qual linux vocês recomendam para alguém q esta comecando como eu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest Usa kurumin ou mandrake

Já que você está começando com Linux ......... usa kurumin que não precisa nem instalar no HD biggrin.gif ou então o mandrake ....... qualquer dúvida ..... posta ai =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Começa com Kurumin que não precisa nem instalar no HD so pra ter uma noçao dos comandos e tal =-) ,dai dps passa prum mandrake ou outro qualker =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Oi PessoALL,

Eu tenho um HD de 80 GB e queria particiona-lo e colocar o linux nele também.

Hj eu tenho o windows XP pro, e queria colocar um linux também.

Eu já fiz isso a um tempo atras com o partition magic e instalei o linux Mandrake, porem não lembro mais como faz.

Serah q alguém pode me ajudar?

E qual linux vocês recomendam para alguém q esta comecando como eu?

Amigo você tem que instalar primeiro o win depoiso Linux.

você pode usar Partition Magic pra particionar ou se você for instalar o Mandrake pode ficar tranquilo e o melhor instalador das distro Linux.

Meu HD é de 20 Gigas

Então ficou assim

Em linux

hda1=winxp=10 gigas

hda5=backup=5 Gigas

hda6=Slack=4,5 gigas

Linux swap=500 Mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

te aconselho a dar tb uma pesquisada no forum q isso já foi discutido smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Rafa Cavalari

Poxa eu Instalei o WinXP Pro

particionei pelo próprio xp!!!

assim:

10GB - winXP

5GB - Linux (Deixei para o Linux)

24,9GB - Para Armazenar arquivos

Detalhe: não coloquei partição Swap (será que dá algum problema)

E eu queria Instalar o Debian 4!!!

se alguém puder me dar algumas dicas por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest romulogutierrez

amigo. a partição swap você cria quando tiver instalando o linux. aih instala o grub ou o lilo para selecionar o boot na inicialização do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Exatamente como o colega romulogutierrez disse, na hora de instalar o linux você poderá particionar a partição de 5Gb em uma de swap e uma para o Sistema Operacional como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Detalhe: não coloquei partição Swap (será que dá algum problema)

Olá,

A memória swap é importante porque ela "entra em ação" quando a memória da máquina está com muito uso.

É interessante deixar um espaço reservado para SWAP (principalmente se a máquina for rodar muitas aplicações ao mesmo tempo ou tiver pouca memória RAM).

Mas como foi comentado pelos colegas acima, isso é definido quando você instala o linux.

Abs,

Mônica Bonna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, realmente. Existem outras distros que rodam em live CD.

O bom do kurumin, é o fato dele ser de fácil uso... é bem didático.

Eu acho que escolher distribuição de linux é uma coisa "pessoal"... Vai muito de gosto... necessidade, paciência e etc.. XD

Como é o começo, eu recomendaria distros mais usadas (como debian e ubuntu). Elas têm ótimas documentações, são mais "mastigadas".

--

*Sobre a Instalação*

Planejamento: Antes de começar, pense em quais S.O.s e distros você instalará (é legal pesquisar quais são os pontos fracos e fortes de cada uma.. e o que as difere). Planeje, também, como você pretende particionar o seu HD (quais partições serão criadas e qual tamanho elas terão). Isso é bom para não esquecer nada depois! :rolleyes:

Mão na massa!

Com tudo já definido, é aconselhável que se instale primeiro o windows e que tenha uma partição SWAP.

Depois, crie a do linux!

É legal que tenha uma partição para arquivos que possam ser usados tanto pelo win quanto pelo linux (em formato FAT32 - ou NTFS... não sei se o linux acessa... mas li nesse artigo que sim).

--

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, se isso serve de ajuda, eu não sou um usuario avançado no linux, entretanto, achei no Ubuntu x64 um otimo aliado para operar em meu notebook devido a praticidade do mesmo em identificar drivers e essas coisas. (não que as outras distribuiçoes não façam isso, mas no caso do ubuntu, todos os drivers do meu pc foram instalador por automatico, coisa que eu não consegui em outras distribuiçoes).

Sendo assim, se fosse pra te recomendar alguma distribuição, no caso seria o Ubuntu 8.04 Hardy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom, se isso serve de ajuda, eu não sou um usuario avançado no linux, entretanto, achei no Ubuntu x64 um otimo aliado para operar em meu notebook devido a praticidade do mesmo em identificar drivers e essas coisas. (não que as outras distribuiçoes não façam isso, mas no caso do ubuntu, todos os drivers do meu pc foram instalador por automatico, coisa que eu não consegui em outras distribuiçoes).

Sendo assim, se fosse pra te recomendar alguma distribuição, no caso seria o Ubuntu 8.04 Hardy.

=D Ubuntu é uma boa sugestão, vel0xy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
=D Ubuntu é uma boa sugestão, vel0xy!

:blush:

Nunca usei Linux, mas hoje ou talvez amanhã eu pegue uma midia do Fedora 9. Ele é bom pra iniciante?

Cara, eu ate queria ter instalado o fedora 9 aqui no meu pc, não instalei pelo fato de que acho que a midia que eu baixei estava corrmpida ou algo do tipo, pois no ato da instalaçao, surgiram vários alertas de erros e tals...

não sei se foi mandioquisse minha, ou se era a mídia do disco que estava corrompida...

ainda não tenho certeza!

:P :ninja:

de todo modo, caso tenha interesse em olhar essa listagem de sistemas operacionais que eu postei aqui no forum, talvez desperte algum interesse por alguma delas:

tópico: Download: Algumas distribuições linux bastante usadas.

Att. Rodrigo Tessarollo

Editado por vel0xy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O fedora é a versão aberta do Red Hat! =D

Também é bom! A documentação pra red hat é boa também! Deve-se ter o cuidado na hora de pesquisar, pois muitos comandos não são iguais aos do Debian, por exemplo.

^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...