Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Uma Forma De Protecao De Codigo

jissa

Question

Bem vamos direto:

Achoq que todos sabem que a tag do código java script:

<script language=JavaScript>

' codigo aqui

</script>

Você pode pegar o código que está dentro das tags SCRIPT e gravar em um arquivo separado. Normalmente este arquivo é gravado com a extensão .JS

A tag fica da seguinte forma :

<script language=JavaScript src=meucodigo.js>

</script>

Isso dificulta um pouco, mas não impede que o usuário visualize o código. Isso porque o usuário após dar um EXIBIR->CODIGOFONTE e observar que o script encontra-se em outro arquivo pode digitar no browser a URL do arquivo .JS. O arquivo .JS será downloadeado(é isto?) para a máquina do usuário e ele poderá usar o código da forma que desejar.

Dificultando um pouco mais :

Ao invés de fazer com que o arquivo seja um .JS podemos fazer com que o arquivo seja .ASP. Assim sendo o arquivo não será mais downloadeado para a máquina do usuário, um coisinha simples pois o ASP incorpora no arquivo, como voce usa seu Include do Banco de Dados, com o .inc, mude para .asp, muiiiiiiito mais eficiente.

POREM... Se o usuário digitar a URL do arquivo .ASP a página .ASP

gerará para ele o código JavaScript da mesma forma. E ai ?

Essa página .ASP só poderá ser chamada da página HTML correspondente. Assim sendo podemos forçar uma validação pelo REFERER. Coloquemos uma pequena validação, veja como ficaria o

código nesta página .ASP :

<% if request.servervariables("HTTP_REFERER")="" then %>

<%response.redirect "index.htm(l)" '

<% end if %>

(Ou seja se a pagina não for chamada de uma referencia rdireciona para a pagina Principal)

Desta forma a página .ASP só vai gerar o código javascript se estiver sendo chamada de uma página .HTM (ou .asp) no servidor. Se o usuário tentar chama-la diretamente não verá nada, não saberá por que e desistirá de ver o código fonte.

A validação acima ainda está fraca e quebrável, se o REFERER estivesse testando uma página especifica (p. ex. meuhtml.htm) seria muito mais difícil, senão impossível, quebrar essa proteção de código.

O mais interessante de todas essas técnicas é que não afetam em nada o usuário normal do site (ao contrário da inibição do botão direito, que além de não valer de nada ainda incomoda

o usuário).

Proteção nunca vai Existir na Internet.. mas quanto mais dificultar melhor.. fara com que o Usuario desista de pegar sua Função Magica, que ninguém conseguira Desenvolver.. Pois voce é O BAUM :)

Haaaaa.. pode tb depois de tudo isto Encriptografar.. so para dar mais trabalho para quem quer pegar o Codigo..

Boa Sorte.. Espero que seja Util a todos.... ou pelo menos a alguém... se tiverem mais algumas ideias ... Posta ai....

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Bem...... eu acho que tudo o que criamos deveria ser liberado para que todos pudessem ver e aperfeiçoar..... mas como hoje em dia existem muitas pessoas que não sabem aproveitar a liberdade que têm, as vezes temos que proteger (um pouco) nossos códigos......

Eu acho que a pessoa pegar o código pra usar..... dar os créditos e tals sem problemas....

uma coisa que é absurdo são aquelas pessoas que copiam a página inteira e mudam apenas a cor do background....... ai o nosso trabalho vai pro espaço.........

agora.....

segurança mesmo não existe...

pro exemplo...

eu tenho um programa aqui que da pra pegar qualquer página.... o código que eu quiser eu consigo.... desde que eu saiba o endereço..........

mas é isso ai... para a grande maioria dos usuários este seu esquema jissa é indestrutível...hehehehehe muito bom mesmo.....

é isso ai...

falou