Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Proteção Do Código Asp


Guest Antonio

Pergunta

Trabalho como desenvolvedor para uma empresa que revende softwares, e me pediram para desenvolver um site em asp para revender para 1(um) cliente, me pagando o valor proporcional. Acredito que logo que tenham o site publicado, copiarão e venderão para outras empresas do mesmo ramo.

Pergunta:

Como posso evitar que copiem, pelo menos, a programação asp. Pensei em colocar no html includes, e buscá-los em outro ftp. Isso é possível? Como seria o processo completo?

Obrigado.

Tony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

olha amigo, digamos, que em asp.. não tem muito o que fazer, né

pois, pensa só..

mesmo que você colocasse o include pra um ftp distinto.. ficaria complicado.. já pensou se o ftp onde o include esta sai do ar?

ou.. se o cara vender o sistema, ele pode simplesmente apontar o include pro lugar que você colocar.. e ele vai funcionar assim mesmo.. hehehe

então.. acho que assim não adiantaria.

Se você procurar na net, por aí, pode encontrar programas que criptografam codigo-fonte..

Mas pensa só:

O cara comprou de vc, não? Ele não teria direito de ter o software pra ele?

você pode criar atualizações, afim de deixar o cara sempre dependente de vc, pra deixar o sistema melhor..

ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acho que o mais ideal no caso então, seria você usar programa COM+...

Ou seja, efetuar a programação toda em DLLs e após isso, registrar essa DLL no servidor, mais com uma rotina para por exemplo, rodar somente no servidor com o código do HD tal... Dai se o cara tentar instalar em outro servidor não vai dar, porque o número serial do HD é diferente...

Uma vez eu ia fazer um sistema q era meio grande, e única coisa q consegui pensar foi isso... Acabei não fazendo o sistema... Mais a idéia acho q é boa!!!´

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
olha amigo, digamos, que em asp.. não tem muito o que fazer, né

pois, pensa só..

mesmo que você colocasse o include pra um ftp distinto.. ficaria complicado.. já pensou se o ftp onde o include esta sai do ar?

ou.. se o cara vender o sistema, ele pode simplesmente apontar o include pro lugar que você colocar.. e ele vai funcionar assim mesmo.. hehehe

então.. acho que assim não adiantaria.

Se você procurar na net, por aí, pode encontrar programas que criptografam codigo-fonte..

Mas pensa só:

O cara comprou de vc, não? Ele não teria direito de ter o software pra ele?

você pode criar atualizações, afim de deixar o cara sempre dependente de vc, pra deixar o sistema melhor..

ate mais

concordo com o dark o cara pagou..... então ele tem direitos sobre o sistema ué.............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nem sempre isso é correto galera, você vendeu o sistema... ou seja o uso do sistema... Não diretos no script...

Um exemplo simples é: você compra o Windows ? Não, você compra uma licença de poder usá-lo... você não pode alterar código fonte, não pode vendê-lo pra outra pessoa, etc...

No caso se o cara quiser o direito, tem que pagar o sistema e os direitos autorais do sistema...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

nem todo mundo respeita, é verdade...

Mais ai é q vem as idéias... Como essa q citei acima...

Qd eu faço algo q é complicado, eu não vou deixar simples assim pra qualquer um chegar, ler e copiar na cara dura e sair vendendo por ai dizendo q foi ele q fez, o cara vai tá ganhando dinheiro nas minhas costas...

Se realmente for um script/sistema complicado, bota em DLL com uma proteção de execução e dai quero ver copiar! hehehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
nem todo mundo respeita, é verdade...

Mais ai é q vem as idéias... Como essa q citei acima...

Qd eu faço algo q é complicado, eu não vou deixar simples assim pra qualquer um chegar, ler e copiar na cara dura e sair vendendo por ai dizendo q foi ele q fez, o cara vai tá ganhando dinheiro nas minhas costas...

Se realmente for um script/sistema complicado, bota em DLL com uma proteção de execução e dai quero ver copiar! hehehehehehehe

Realmente isso é um problema......hehe........e tem genteque que codigo pronto aqui no forum ainda..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tb já pensei muito sobre isto.

e o lance e como o bike disse:

- qd você vende o sistema , você vende uma licença, assim o cliente não podendo ao mesno copiar ou duplicar isso de forma nenhuma..

qt masi revende-lo.

mas como muitos o fazem, tente dificultar ao másimo isso.

esconda os codes, criptografe-os

que irá complicar um bocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Antonio, pra começar, se tu "trabalha" para uma empresa de software, tudo o que tu produzir aí, se não tiver um contrato dizendo o contrário, é da Empresa.

Segundo, se tu vai desenvolver um software com ASP, esqueça a história de esconder o código... Ou tu dá o código pros caras e AMARRA eles no CONTRATO dizendo que eles não podem vender ou dar (copiar) o código ou não dá o código pra eles, apenas guarde num servidor de tua confiança e "alugue" o site pra eles...

Pense bem: se os caras tem capacidade para venderem o software, faça um acordo com eles, faça uma proposta oferecendo teu código e peça uma porcentagem sobre as vendas...

Se não deixar isto bem claro logo no início, tu vai gastar muito com advogados pra provar o contrário depois... E não esqueça que se tu trabalha pra eles, eles são os donos do código...

Pense também que, mesmo que pra ti seja um esforço descomunal de programação, talves um programador profissional faça o teu site com uma mão nas costas, portanto, tenha certeza de qu vale a pena brigar, não vá jogar teu emprego fora por causa de um códigozinho qualquer... Programadores (desenvolvedores) profissionais fazem códigos 16 horas por dia e só vão valorizar uma briga com o "cliente" se valer a pena $$$$? sacou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
por isso q eu digo: COM+ nos pilantra!

dai poe no contrato: Se copiar o código é teu!

huaauhahuauhauhauhahuahuahuahuahuahuuhauhahua

COM+ é muito bom, viavel e interessante, contanto que você programe no servidor ou tenha acesso diretamente a ele, pois se você assina um host, dificilmente eles vão deixar você registrar um *.dll no servidor sem que você mande o código do projeto para analise. wink.gif Mas neste caso, já seria o suficiente.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Acho que o mais ideal no caso então, seria você usar programa COM+...

Ou seja, efetuar a programação toda em DLLs e após isso, registrar essa DLL no servidor, mais com uma rotina para por exemplo, rodar somente no servidor com o código do HD tal... Dai se o cara tentar instalar em outro servidor não vai dar, porque o número serial do HD é diferente...

Uma vez eu ia fazer um sistema q era meio grande, e única coisa q consegui pensar foi isso... Acabei não fazendo o sistema... Mais a idéia acho q é boa!!!´

[]s

não precisa ASP.NET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é... Asp.Net é bom realmente...

Mais ai vem o caso de ser uma tecnologia nova e pouca pessoas tem conhecimento de desenvolver nessa nova tecnologia...

Eu pelo menos, fico com COM+ do que Asp.Net por enquanto, pois não sei desenvolver nele ainda...

Agora se souber, nem se arrisque... Isso é coisa óbvia, Asp.Net com certeza é bem melhor!!!!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caramba, quase sai briga por causa da minha pergunta.

Acho muito legal todo esse esforço para ajudar a um estranho, e analizando as respostas, acredito qua a mais viável seria colocar o site da Empresa que contratou meus serviços em meu própri ftp, assim eles não poderão, chupar o código, alterar algumas coisas, e revende-lo.

Obrigado a todos ...

Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Putz, vejo esse problema.

Pois se um cara pede um orçamento, você passa mil reais, depois ele pega seu codigo e sai vendendo pros amigos!

Hoje eu já to avisando meus clientes, que o site é uma aplicação apenas e que o mesmo não tem acesso ao ftp, se quiser acesso ao ftp é mais caro!

Tava pensando em fazer algo do tipo:

Colocar o dominio no banco, e comparar, se for o dominio atual roda normal, se não for vai para pagina de erro e me envia um email com um request do dominio atual, assim eu acho o cara, vou tentar fazer isso em breve so que tentar camuflar ao maximo o codigo.

Ainda não fiz, mas esses dias falei que faço isso a um cliente, só pra ele ficar com medo, e tal.

Por isso já deixo claro, eu to vendendo uma aplicação, o codigo só pode ser usado no determinado servifdor.

Putz, tenho me preocupado muito com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...